Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Boa Vista da Aparecida 1 - PR Boa Vista da Aparecida 2 - PR Boa Vista da Aparecida 3 - PR Boa Vista da Aparecida 4 - PR

Boa Vista da Aparecida - PR

Boa Vista da Aparecida - PR                       Paraná - PR                                                   
População 7.911
Boa Vista da Aparecida é um município brasileiro do estado do Paraná.

Sua população estimada em 2004 era de 7.424 habitantes.

A cidade está localizada a aproximadamente 70 km da cidade de Cascavel.

História

A partir da década de 50, correntes migratória oriundas das áreas cafeeiras do Norte do Estado e de São Paulo, assim como catarinenses e gaúchos em busca de novas terras, trouxeram a região características econômicas e de urbanização típicas. Em 1967, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo. A 22 de dezembro de 1981, pela Lei Estadual nº 7551, foi criado o municipio, com território desmembrado do município de Capitão Leônidas Marques e instalado a 01 de fevereiro de 1983. Distrito: Sede.

Etimologia. Boa Adjetivo que vem do latim "bona", feminino de bom (ABHF).
Vista Vem do latim "visus", faculdade de ver, designando panorama, paisagem da Contração da preposição "de" (posse), com o artigo feminino "a".
Aparecida Particípio de "aparecer", termo que se origina do latim "apparescere", tornar-se visível, mostrar-se, aquela que apareceu.

Origem Histórica. A colonização regional deu-se com a vinda de famílias dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em fins da década de cinqüenta estabeleceram-se na região da futura cidade de Boa Vista da Aparecida os colonos João Pinto e Valdomiro Fogaça, ocupando terras devolutas.
Em seguida vieram Quintino Cesário, José Garibaldi, Belmiro Koërich e João Necle, que adquiriram parte das terras de Valdomiro Fogaça.

Surgiram muitas pendengas judiciais por conta de tomada de terra. Registraram-se choques entre posseiros e jagunços. Somente estabeleceu-se a ordem com a interferência do capitão Moura e um destacamento militar. Ao mesmo tempo que os problemas fundiários iam sendo resolvidos o povoado recebia novos colonos.

 O pioneiro Belmiro Koërich doou terreno para a construção de uma pequena igreja
na qual foi entronizada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, fixando então a denominação da localidade, precedida de Boa Vista, sugestão dada pelos fundadores da cidade, pela 'excelente vista que daqui se desfruta'.
Em 1967, a localidade foi elevada à categoria de Distrito Administrativo no município de Capitão Leônidas Marques. A Lei Estadual n.º 7.551, de 22 de dezembro de 1981, criou o município de Boa Vista da Aparecida, com território desmembrado de Capitão Leônidas Marques e instalado em 1º de fevereiro de
1983.