Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Bom Jesus do Sul 1 - PR Bom Jesus do Sul 2 - PR Bom Jesus do Sul 3 - PR Bom Jesus do Sul 4 - PR

Bom Jesus do Sul - PR

Bom Jesus do Sul - PR                       Paraná - PR                                           
População 3.796
Bom Jesus do Sul é um município brasileiro do estado do Paraná.

Sua população estimada em 2005 era de 3.870 habitantes.

História

O primeiro morador em Bom Jesus do Sul foi o senhor Fermino Leal, que chegou e firmou morada no início do ano de 1914, o qual deu origem ao primeiro nome do lugar, que passou a se chamar "Fermino".

A partir do ano de 1919, chegaram ao local mais algumas famílias, como a do senhor Galdino da Silva.

O segundo nome atribuído ao lugarejo foi "Passo do Fermino".

As próximas famílias a fixarem morada, foram as famílias Mazzocatto no ano de 1928, posteriormente, as famílias Panassolo, Dalla Nora, Colla, Farias, Maran, Fortes, Machado, Marques e outras, as quais deram nome ao lugarejo, que passou a se chamar "Lajeado Fermino".

A família Mazzocatto, assim que chegaram à Lajeado Fermino, verificaram que não havia nenhuma igreja ou capela na comunidade e foi em busca de padres católicos a fim da evangelização dos habitantes do local.

A primeira ação missionária de evangelização foi em 1936. Na ocasião, os missionários trouxeram junto uma imagem de São Bom Jesus, daí surgindo o quarto nome, " São Bom Jesus". Posteriormente foi construida a primeira capela na comunidade.

Na década de 50 passou a ser distrito de Barracão, com o quinto nome "Bom Jesus do Barracão", pela Lei municipal n° 13/55.

Decorridos vários anos a população sentiu a necessidade de mudanças. Começou em março de 1995 um movimento pela emancipação de Bom Jesus do Barracão.

Tal fato aconteceu no dia 03/12/95, com o plebicito de votação direta, sendo oficializado no dia 21/12/95, o nome de "Bom Jesus do Sul" .

Em 03/10/96 ocorreram as primeiras eleições para a escolha dos representantes do executivo e do legislativo do município.