Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Bom Sucesso do Sul 1 - PR Bom Sucesso do Sul 2 - PR Bom Sucesso do Sul 3 - PR Bom Sucesso do Sul 4 - PR

Bom Sucesso do Sul - PR

Bom Sucesso do Sul - PR                   Paraná - PR                                            
População 3.296
Bom Sucesso do Sul é um município brasileiro do estado do Paraná.

Sua população estimada em 2005 era de 3.126 habitantes.

História

Etimologia. Bom Vem do latim "bonu", designando o que tem as qualidades adequadas à sua natureza ou função.
Sucesso Vem do latim "successu", e significa resultado feliz, bom êxito, acontecimento do Contração da preposição "de" (posse), com o artigo masculino "o".
Sul Vem do anglo-saxônico "suth", através do francês "sud", significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul .

Origem Histórica. Em torno de 1924, instalaram-se na região os primeiros moradores, vindos de Campos da Várzea e arredores do município de Renascença. Adentraram a mata e construíram ranchos com lascas de pinheiro. Em 1929, deu-se o início da colonização efetiva desta comunidade, ainda mais acentuada com a descoberta de uma fonte de água mineral de grande valor medicinal. Esta fonte ficou conhecida como Lambedor, pelo fato de animais freqüentarem o local, atraídos pelo sabor da água, que continha partículas de cloreto de sódio, ficando o povoado também conhecido por Lambedor. Atualmente não existe mais a fonte, totalmente destruída pela ação do tempo e do homem.

José da Silva passou para a história regional através das ervas que receitava aos doentes, que também se valiam da fonte Lambedor. José da Silva construiu uma pequena capela no lugar, que aos poucos foi crescendo. Em 1948, por questões de cunho religioso, outra capela foi construída, em ação liderada por João Colet, Primo Zanotto, Benjamim Pilonetto, Presídio José de Borba, Reinoldo Alves, Alberto Conte e outros. Na capela foi entronizada a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que mais tarde acabou emprestando seu nome ao município.

Em 10 de outubro de 1953, pela Lei Municipal n.º 40, Lambedor foi elevado à categoria de Distrito Administrativo no município de Pato Branco. Através da Lei Estadual n.º 4.859, de 28 de abril de 1964, transformou-se em distrito judiciário. O município foi criado em 8 de janeiro de 1990, pela Lei Estadual n.º 9.183, com território desmembrado de Pato Branco e denominação alterada para Bom Sucesso do Sul.