Curitiba - PR
Curitiba - PR

Capital Curitiba - PR                             
Area (Km²)   199 314,850
Números de Municípios 399
População estimada em 2010 10 439 601

 

 
Brasilândia do Sul 1 - PR Brasilândia do Sul 2 - PR Brasilândia do Sul 3 - PR Brasilândia do Sul 4 - PR

Brasilândia do Sul - PR

Brasilândia do Sul - PR              Paraná - PR                                  
População 3.209
Brasilândia do Sul é um município brasileiro do estado do Paraná.

Sua população estimada em 2005 era de 3.425 habitantes.

História   

Etimologia. Brasilândia Palavra híbrida formada pelos termos "Brasil" e "lând", acrescida do sufixo nominativo "ia". O termo "Brasil", de origem tão antiga quanto complexa, é adaptação do francês "Brésil", corruptelado italiano "verzino", designando nome de madeira vermelha empregada em tinturaria, proveniente da Caesalpinia sappan, o termo é conhecido desde o século 9 d. C., através do viajante árabe Albuzeid el Hacen, que, em seus itinerários falava em certa madeira vermelha. Na Europa este termo apareceu sob as mais diferentes formas: brasilly, bracil, braxillis, presill, pressilli, brasile, bresillum, brazir, bercil. O termo "lând" origina-se do inglês, significando terra. O sufixo nominativo "ia" vem do grego "ía" e designa qualidade, estado, propriedade, lugar.


60 do Contração da preposição "de" (posse), com o artigo masculino "o".
Sul Vem do anglo-saxônico "suth", através do francês "sud", significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul.
Origem Histórica. Em 1954, a família Dal Bem, vinda de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, estabeleceu-se em área de terras na Gleba n.º 14, que era posse de Pedro Marcondes, Clauvino e Geraldo Simplício.
A terra era extremamente fértil e cheia de madeiras de Lei, propiciando a construção de uma serraria, no que foi ajudado por Audélio de Bona, antigo motorista de caminhão da região.

A localidade conheceu o progresso e a família Godoy, de Londrina, antevendo uma cidade no local, pretendeu adquirir as terras e iniciar um loteamento no local. A idéia não foi aceita, mas bem assimilada pelo dono da gleba. Em 1959, foi implantado um loteamento denominado Brasilândia, nas terras de Dal Bem. O perímetro urbano foi demarcado e logo apareceram os primeiros compradores de área urbana, dentre os quais o comerciante Lauro Mendonça, Atílio Esteves Lorezetti e outros mais.

Em 15 de janeiro de 1965, foi criado o Distrito Administrativo de Brasilândia, no município de Alto Piquiri. Em 23 de agosto de 1990, através da Lei Estadual n.º 9.351, foi criado o município, com denominação alterada para Brasilândia do Sul, para diferenciá-lo de outro, homônimo