Paraiba - PB
João Pessoa - PB

Capital João Pessoa - PB                             
Area (Km²)   56 439,838
Números de Municípios 223
População estimada em 2010      3 766 834

 

 
Barra de Santana 1 - PB Barra de Santana 2 - PB Barra de Santana 3 - PB Barra de Santana 4 - PB

Barra de Santana - PB

Barra de Santana - PB                     Paraiba - PB                                       
População 8.205
Barra de Santana, município no estado da Paraíba (Brasil),

localizado na microrregião do Cariri Orientale na Campina Grande.

História

A ocupação de Barra de Santana era primitivamente ocupada pelos povos indígenas tapuias, do tronco tupi, que deixaram impressos os seus registros no sítio arqueológico da Pedra do Altar, localizado a 14 km da sede, à margem direita do Rio Paraíba.

A ocupação da região iniciou-se no final do século XVII. Segundo fontes orais, a família Alvino doou as terras para os primeiros habitantes do local. Ainda segundo estas fontes, a primeira capela do local foi construída pelo Padre Ibiapina, dedicada a Sant’Ana.

Assim iniciou-se a Vila de Bodocongó, às margens de um rio do mesmo nome. A cidade foi palco da Revolta do Quebra-Quilos.

O distrito foi criado com a denominação de Bodocongó, pela lei municipal nº 2, de 06-051893 e por lei provincial nº 235, de 9 de outubro de 1866, subordinado ao município de Cabaceiras. Pela lei estadual nº 2078, de 30 de abril de 1959, o distrito de Bodocongó passou a pertencer ao novo município de Carnoió. Cornoió viria a ser chamado de Boqueirão em 1961. Barra de Santana foi Elevada à categoria de município com esta denominação pela lei estadual nº 5925, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Boqueirão, e instalado em 1 de janeiro de 1997.

Geografia

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 8.909 habitantes, distribuida quase totalmente na zona rural do município, que além do distrito sede, possui distritos e vilarejos de renomada importância, se considerada a dimensão do município. São eles: Mororó, Santana, Vereda Grande,Caboclos e Barriguda. Área territorial de 369 km². O distrito sede localiza-se as margens do Rio Paraíba, mais precisamente no encontro de seu afluente Riacho de Bodocongó.

Fisiografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Barra de Santana insere-se na unidade geoambiental das Superfícies Dissecadas Diversas, com relevo movimentado, moderadamente dissecado e com altitudes entre 300 e 700 metros. A vegetação é composta por Floresta Caducifólia, Cerrado e Caatinga.

Hidrografia

O município insere-se na bacia hidrográfica do Rio Paraíba, no Médio Paraíba e os principais tributários são rios Paraíba e Bodocongó, e os riachos Curimatã, Manoel Triburino, Marinho, Pereira, Canudos, Pedra d’ Água, de Santo Ant ônio, Pedras Pretas, Salinas, Pé de Juá, Olho d’ Água dos Bodes e Olho d’Água do Meio, a maioria de regime intermitente.

Economia

Por ser um município tipicamente rural, sua economia centra-se na criação de caprinos e bovinos (principalmente para produção de leite).

Como o clima do município é caracterizado por chuvas irregulares, a cultura do milho e feijão (tradicionalmente cultivados no cariri paraibano)pode ser considerada de pouca relevância comercial, mas ainda muito utilizada para consumo familiar.

Símbolos

Os símbolos que representam o município são: O Brasão e a Bandeira municipal, autoria de José Berivaldo; O Hino Municipal, autoria de Sebastião Gonçalves e Vadeílson Costa; Ambos os símbolos foram acolhidos por meio de concurso público.

Esporte

O esporte preferido é o futebol. Existem no município vários clubes amadores e dentre eles podemos destacar: Ponte Preta e Madureira (distrito sede), São Paulo,Real Madri e Escolinha de Futebol Mororó(Mororó), CESES e Independente (Santana), Sport Clube Mocós(Mocós), Cantagalo e Flamengo da Serra e sport clube de torres(torres), Cruzeiro (Malhadinha) e juventus(mororó), e o time de Niltinho.