Paraiba - PB
João Pessoa - PB

Capital João Pessoa - PB                             
Area (Km²)   56 439,838
Números de Municípios 223
População estimada em 2010      3 766 834

 

 
Bernardino Batista 1 - PB Bernardino Batista 2 - PB Bernardino Batista 3 - PB Bernardino Batista 4 - PB

Bernardino Batista - PB

Bernardino Batista - PB                       Paraiba - PB                                          
População 3.075
Bernardino Batista, município no estado da Paraíba (Brasil),

localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2006 sua população era estimada em 2.818 habitantes. Área territorial de 51 km². É a cidade brasileira com maior índice de casamento entre primos. Cerca de 4 entre 12 casais são primos. (Bom Dia Brasil 27/12/2010)

História

Em 1815, o padre José Dantas Rothea estabeleceu-se em uma grande extensão de terras na região, juntamente com alguns seminaristas e escravos. Por este motivo, o local ficou conhecido como Serra do Padre. As terras eram utilizadas para a agricultura e foram passadas a outros através de posse, arrendamento ou compra. Simultaneamente outras famílias pioneiras estabeleceram-se no local.

Em 1888, Manoel Egídio dos Santos comprou as terras que pertenciam ao padre e dedicou-se ao comércio de algodão e cana-de-açúcar. Bernardino José Batista chegou à região em 1928. Casou-se com a filha do Coronel Egídio. Foi o primeiro vereador local eleito pelo município de São João do Rio do Peixe. Seu filho José Bernardino Batista lutou pela independência política do município.

O distrito de Bernardino Batista foi criado pela lei estadual nº 4367, de 18 de dezembro de 1981, subordinado ao município de Triunfo (Paraíba). Em plebiscito de 3 de outubro de 1993, a população escolheu pela emancipação do município. A emancipação política veio pela lei estadual nº 5929, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Triunfo, durante o governo de Cícero Lucena.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja com superfícies erosivas, acessado em 3 de julho de 2010]. A vegetação predominante é a caatinga xerofítica, com a presença de cactáceas, arbustos e árvores de pequeno e médio porte.

Bernardino Batista está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio do Peixe. Os principais tributários são o Rio do Peixe e o riacho Miranda, todos de regime intermitente.

Fica localizada no extremo leste da Paraíba, a 22 km da cidade de Uiraúna, 20 km da cidade de Triunfo, 12 km da cidade de Poço Dantas, 18 km da cidade de Poço José de Moura e 10 km da cidade de Joca Claudino, todas essas no estado da Paraíba, no estado do Ceará, fica 68 km da cidade de Icó, da capital paraibana, fica a 553 km.