Paraiba - PB
João Pessoa - PB

Capital João Pessoa - PB                             
Area (Km²)   56 439,838
Números de Municípios 223
População estimada em 2010      3 766 834

 

 
Borborema 1 - PB Borborema 2 - PB Borborema 3 - PB Borborema 4 - PB

Borborema - PB

Borborema - PB                            Paraiba - PB                                  
População 5.111
Borborema, município no estado da Paraíba (Brasil),

localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 5.186 habitantes. Área territorial de 26 km².

Primeira cidade brasileira a possuir uma hidroelétrica construída por alemães que moravam na região.

Realiza no mês de janeiro a melhor festa de São Sebastião da região.

História

A ocupação das terras onde hoje se localiza o município iniciou-se em 1912 com a aquisição de terras pelo advogado José Amâncio Ramalho, vindo da cidade vizinha de Araruna - PB. Ramalho construiu um açude e a seguir uma hidrelétrica que forneceu iluminação às cidades de Pilões, Serraria, Solânea, Bananeiras e a própria Borborema até 1962. Posteriormente, instalou uma despolpadeira de arroz e um fecularia. Isto deu origem à vila de Camucá, que originaria a sede do município. Em 1913, o trem chegou à região, ajudando a consolidar o povoamento, que se expandia graças à agricultura. Na década de 20 do século XX foi construída da igreja de Nossa Senhora do Carmo

José Ramalho, muito empreendedor, teve a preocupação de contratar um engenheiro para planejar a cidade. Percebe-se tal marco onde as ruas são todas largas e com mão e contra-mão complentamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas. Logo após a vontade de emancipar-se tomou conta dos grandes homens da vila que recebeu dentre outros nomes: Camucá, Borborema, Boa Vista e por fim Borborema.

De acordo com a Lei 2.133 de 18 de Maio de 1959, foi elevado à categoria de município com a denominação de Borborema, desmembrado de Bananeiras. A Lei 1.198 de 2 de Abril de 1955 que fixa a divisão administrativa e judiciária do estado:

Art 1 - É criado o município de Borborema. Com seguintes limites:
- Município de Bananeiras partindo do ponto onde o riacho bananeiras penetra em Pirpirituba onde na margem esquerda deste mesmo riacho e por ela seguindo até a cachoeira do roncador; prossegue daí em linha reta até o cruzamento da linha férrea Pirpirituba-Borborema, com a linha férrea no lugar de samambaia, prosseguindo por esta linha férrea até a fecularia do Dr. José Amâncio, onde seguem em linha reta a antiga estação ferroviária de Manitú, continuando desta também em linha reta até encontrar com a divisa do município de solânea passando entre as casas sedes do engenho Canafístula e Camará.
Art 9 - A presente Lei entrará em vigor no dia 1° de Novembro de 1959. Sendo fica facultado que a data de emancipação política desta não é 1° de novembro. O primeiro prefeito nomeado pelo governador do estado foi o Sr. Antônio Costa.

Atualmente o prefeito é José Renato Eduardo dos Santos (Rei), que ocupou o cargo em 2006 pelo falecimento do prefeito eleito no pleito de 2004 José Amâncio Ramalho Júnior (filho do idealizador da cidade).

As ruas bem definidas, as casas em estilo barroco, a propria casa do fundador da cidade que fica em frente a um grande largo que dá de frente com a Igreja Matriz, a curiosidade fica por conta de que a torre da Igreja Católica pode ser vista de qualquer ponto da cidade.

Na cidade ainda encontramos a famosa "Ilha da Fantasia", ideia do prefeito Amâncio Ramalho, que na década de 1990 atraiu grande quantidade de turistas para a região e ainda hoje se pode comer diariamente no local além de poder admirar a bela vista da natureza do brejo paraibano.

Geografia

Dados Gerais

Encravado dentro de uma região bela por natureza, possui a famosa cachoeira do Roncador que recebe visitantes de diversas cidades e estados diversos do Brasil. Os município circunvizinhos são: Bananeiras, Solânea, Serraria e Pirpirituba. É ligada pela PB 087 a cerca de 132 quilômetros de distância da capital. O Nome Borborema foi dado por está inserido no início do Planalto da Borborema, região montanhosa presente no Agreste Paraíba, acabando na cidade de Campina Grande.

Clima

O Município de Borborema tem clima agradável, estando situado na mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Brejo Paraibano. Com temperatura amenas e com período chuvoso entre os meses de abril e julho.

Vegetação

A vegetação é composta por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, características das áreas agrestes.

Recursos hídricos

O município de Borborema encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Mamanguape. Cercada por rios e açudes belos, é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo. Existe dentro de seu território duas barragens: Senador Humberto Lucena e Canafístula II, com capacidade de acumulação de 4.102.626 m3, servindo de abastecimento d'água para os municípios de: Bananeiras, Solânea, Araruna, Cacimba de Dentro, Damião, Pirpirituba.

Situação econômica

As atividades econômicas estão concentradas em três setores:

    Agricultura – Baseada no cultivo de várias espécies especificamente para a subsistência. As principais culturas são: o feijão,milho, mandioca, banana e algumas frutas e hortaliças.
    Pecuária- Voltada para a criação de bovinos, caprinos e aves para o abate e consumo local.
    Comércio - Centrado na compra e venda de produtos e mercadorias para consumo.O município conta com pequenas casas comerciais como padarias,mercadinhos, lojinhas, farmácias,etc, que atende a população local.