Paraiba - PB
João Pessoa - PB

Capital João Pessoa - PB                             
Area (Km²)   56 439,838
Números de Municípios 223
População estimada em 2010      3 766 834

 

 
Cacimba de Dentro 1 - PB Cacimba de Dentro 2 - PB Cacimba de Dentro 3 - PB Cacimba de Dentro 4- PB

Cacimba de Dentro - PB

Cacimba de Dentro - PB             Paraiba - PB                                  
População 16.755
Cacimba de Dentro é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na microrregião do Curimataú Oriental.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população é de 16.755 habitantes (Censo 2010) e sua área territorial 181 km².

História

O sítio "Cacimba de Dentro", de propriedade de um cobrador de impostos chamado José Rocha, foi implantado no local onde hoje se encontra a cidade que lhe tomou o nome, por volta de 1880, sendo o primeiro passo para a povoação do lugar. A origem do nome deve-se ao fato de existirem na propriedade primitiva duas cacimbas de água potável, a "velha" e a "nova", sendo esta última mais para dentro da mata, daí o nome com que foi batizada a propriedade e, posteriormente, o povoado.

Até 1923, a propriedade não era vista com bons olhos pelos moradores da região, pois o Sr. José Rocha mantinha sob suas ordens um grande número de homens fortemente armados e que impunha certo clima de pânico nas circunvizinhanças.

Tal situação foi se transformando aos poucos, com a chegada de novos moradores, procedentes de Araruna e dentre eles, em 1923, o Sr. Pedro Targino da Costa Moreira, considerado o fundador do povoado, sendo responsável pela construção de um mercado público e por abrir uma casa de comércio, além de construir inúmeras casas de moradias que vendia ou alugava às famílias que ali chegavam.

A primeira capela do povoado foi construída em 1922, tendo passado por uma ampla reforma no ano de 1966, constituindo-se a atual igreja matriz da cidade.

O povoado passou a ser parte do distrito de Araruna por volta de 1937, tendo conseguido sua emancipação política através da Lei 2138 de 8 de junho de 1959, de autoria do então deputado estadual José Targino Maranhão, sendo sua instalação oficial a 27 de setembro do mesmo ano, desmembrando-se do município de Araruna e formado um distrito próprio.

Geografia

O município está inserido da unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbergues e Maciços Residuais. Localiza-se a uma altitude de cerca de 500 metros acima do nível do mar. A pluviosidade anual é de cerca de 750 mm, com período chuvoso entre fevereiro e agosto. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Cacimba de Dentro insere-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Curimataú. Os principais cursos d'água são o Rio Curimataú e o riacho Capivara, todos de regime intermitente. Conta ainda com a acumulação do açude Cacimba da Várzea, com capacidade de 9.264.321 m3.

Cacimbenses ilustres

    Severino Perillo de Oliveira (1898-1930) - ator, jornalista, pintor, poeta e membro da Academia Paraibana de Letras.

Turismo

Pontos Turísticos

    Igreja Matriz de Santo Antônio;
    Açude da Palmeira;
    Mercado Municipal.

Calendário Turístico

    Festa de Santo Antônio - 13 de junho;
    Festa de São João - 24 de junho;
    Aniversário da Cidade - 27 de setembro.

Outros dados

    População: 16.755 habitantes
    Eleitores: 12.292 (eleições 2010).
    Distância de João Pessoa: 160 km.
    Distância de Natal: 138 km.
    Distância de Campina Grande: 100 km.
    Altitude: 500 metros
    Pluviosidade média: 800 a 900 mm3
    Coordenadas geográficas da sede municipal: 6° 38´ de latitude Sul e 35° 47´ de longitude Oeste Greenwich.