Paraiba - PB
João Pessoa - PB

Capital João Pessoa - PB                             
Area (Km²)   56 439,838
Números de Municípios 223
População estimada em 2010      3 766 834

 

 
Cacimba de Areia 1 - PB Cacimba de Areia 2 - PB Cacimba de Areia 3 - PB Cacimba de Areia 4 - PB

Cacimba de Areia - PB

Cacimba de Areia - PB                       Paraiba - PB                                         
População 3.557
Cacimba de Areia é um município brasileiro do estado da Paraíba,

localizado na microrregião de Patos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 3.557 habitantes. Área territorial de 233 km².

O município comemora seu aniversário de emancipação política no dia 30 de dezembro. As cidades de Cacimbas, Patos, Passagem, Quixaba, São José do Bonfim e Texeira, fazem divisa com o município.

O clima predominante na região é o semiárido, com pouca pluviosidade anual.

História

As origens do município são a região denominada Malhada de Areia. O pioneiro local foi o fazendeiro Antônio Félix Mendonça. A primeira missa foi celebrada por volta dos anos 20 do século XX pelo padre Joaquim Machado. A criação da feira intensificou o povoamento do local.

O topônimo deve-se à cacimba, escavada no centro de Malhada da Areia, que abastecia toda a região.

Os registros do distrito de Cacimba de Areia datam de 1937, que figura no município de Patos. A emancipação política deu-se com a criação do município pela lei estadual nº 2689, de 26-12-1961, desmembrado de Patos, instalado em 30-12-1961. Era constituído pelo distrito sede e o distrito de Quixaba, criado pela mesma lei. A lei estadual nº 3170, de 06-05-1964, elevou Quixaba à categoria de município, perdendo Cacimba de Areia esta parcela do território.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Segundo a classificação de Koeppen, o clima é quente e úmido com chuvas de verão e outono (Aw'). Já segundo a divisão do estado em regiões bioclimáticas, a base física do município possui clima tropical quente de seca acentuada com 7 a 8 meses secos (4aTh). A pluviometria média medida entre 1962 e 1985 foi de 711 mm, com distribuição irregular. A temperatura média anual oscila no entorno de 24oC.

A vegetação nativa é composta pela caatinga sertão.

O município localiza-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. O relevo é suavemente ondulado a ondulado, com altitudes entre 270 e 300 metros. O sul do município participa da unidade dos Maciços e Serras Baixas. onde os declives são mais acentuados, e as altitudes variam de 300 metros à 981 metros.

Cacimba de Areia encontra-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Espinharas. Seus principais cursos d’ água são o Rio da Farinha e os riachos Belo Monte, da Cachoeira, da Roça, da Areia, Carnaubinha, Serra Feia, do Costa, Barro Verde e dos Poços, todos de regime intermitente.

Economia

A base econômica do município consiste nos setores da agricultura, pecuária e comércio. A agropecuária compõe 50 a 75%. Os principais produtos agrícolas são o algodão, o milho, o feijão e, de forma mais modesta, o arroz. Na pecuária, prevelece a criação de gado bovino, além da avicultura de galináceos. O setor terciário participa da economia local com 5 a 25%. O setor secundário tem participação de cerca de 10%.

Infraestrutura

Dados de 2005 indicam que o município dispunha de dois ambulatórios e quatro escolas de ensino fundamental. Dos 1.596 domicílios particulares permanentes, apenas 24,87% têm acesso à rede de abastecimento de água e 0,18% apresentam esgotamento sanitário. A cidade apresenta 60% das vias pavimentadas e 70% iluminadas. No município, 14 empresas possuíam CNPJ atuantes naquela data.

Comercio

O capital cacimberense e movimentado, por meio de 2 padarias, 2 mercados, 4 lan houses, 4 bares, sem contar com comerciantes populares. Padarias: Tem a padaria de Zé do Barro, primogênito de Dona Mana ( Maria Almeida), e a outra de Zé Galego. Mercados: Mercado um pouco maior o de Estoecio, muito mais antigo que o segundo o de Josilene. Lan Houses: A explosão tecnologica em Cacimba de Areia foi tardio, aconteceu em meados de 2007, quando foram montadas as primeiras Lan Houses, a primeira Lan House foi de Viva que até então era um fliper de PS2 e PS1 e nintendo. Hoje em dia as Lan Houses se tornaram um ponto de encontro para jovens e adolescentes se muita opções de intretenimento. Bares:Os bares são ponto de encontro para alcoólatras, popularmente conhecidos como "os bebo", e também para se divertirem com sinuca, nesses: locais é predominante homens entre 7 e 74 em busca de álcool, cigarros, e sinuca.O bar mais freqüentado e famoso é de João Do bolo, devido o atendimento e o carisma, os cacimbeirenses se encontram lá ao final de jogos, para festejar ou para simplesmente "tomar uma", o bar de Bolinho para os mais intimo tem uma política rígida de venda de álcool para menores, na mesma rua temos mais dois bares o de Dona Seição e um outro que preferiu segilo. Devido a falta de oportunidade e de entretenimento é costumeiro encontra jovens Usuários de álcool, cigarros, sendo em festas, bares ou em qualquer outra época. Comerciantes populares: São os comerciantes que comercializam seus produtos em jogos futebolísticos, em tempos de eleição, e em festas sejam ela avulsas ou anuais dos meses de junho e julho.