Paraiba - PB
João Pessoa - PB

Capital João Pessoa - PB                             
Area (Km²)   56 439,838
Números de Municípios 223
População estimada em 2010      3 766 834

 

 
Caiçara 1 - PB Caiçara 2 - PB Caiçara 3 - PB Caiçara 4 - PB

Caiçara - PB

Caiçara - PB                                   Paraiba - PB                                  
População 7.220
Caiçara é um município brasileiro do estado da Paraíba,

localizado na microrregião de Guarabira.

História

Segundo registros, o primeiro habitante da região foi José de Abreu Cordeiro, em 1770. A sesmaria foi adquirida por Luís Soares Mendonça, em 1822, instalando-se no local. Manuel Soares da Costa, Francisco da Costa Gonçalves e José Vicente adquiriram estas terras, instalando suas casas e currais, denominados de caiçaras, que originaram o nome do lugar. Estes proprietários ergueram uma capela a Nossa Senhora do Rosário, à qual doaram 60 braças de terra. No entorno da igreja foi surgindo o povoado e o comércio. O povoado foi elevado à categoria de vila com a denominação de Caiçara, pela lei provincial nº 758, de 6 de dezembro de 1883. Entretanto, pela lei nº 776, de 2 de outubro de 1884, é extinta a vila de Caiçara, sendo seu território anexado ao município de Guabiraba. Somente em 1908, ocorreu a emancipação política pela lei estadual nº 309, de 7 de novembro de 1908.

Geografia

Relevo

O município de Caiçara localiza-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semiárido nordestino. Consiste em um pediplano monótono, com relevo suave e ondulado, com vales estreitos e vertentes dissecadas.

Clima

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. A precipitação média anual é de 431,8mm. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril.

Vegetação

A vegetação nativa consiste em Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Hidrografia

O município está nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Curimataú. Os principais cursos d’ água são os rios Curimataú, Pirari e Pitomba e riachos Bueiro, Catolé, do Luís e Massara, todos de regime intermitente. Os principais corpos de acumulação são as lagoas da Espera e do Cachorro.