Paraiba - PB
João Pessoa - PB

Capital João Pessoa - PB                             
Area (Km²)   56 439,838
Números de Municípios 223
População estimada em 2010      3 766 834

 

 
Cajazeirinhas 1 - PB Cajazeirinhas 2 - PB Cajazeirinhas 3 - PB Cajazeirinhas 4 - PB

Cajazeirinhas - PB

Cajazeirinhas - PB                        Paraiba - PB                                  
População 3.033
Cajazeirinhas é um município brasileiro do estado da Paraíba.

História

Segundo fontes orais, o atual território perteceu inicialmente a Umbelino de Almeida, que ali se estabeleceu na fazenda Cajazeiras, dedicada à pecuária e um engenho. Este proprietário alforriou um escravo, José Inácio dos Santos e doou-lhe um pedaço de terra, que foi chamada de Cajazeiras do Melado, conhecida como Cajazeirinhas. O filho de José Inácio, João Inácio dos Santos, doou terrenos para construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição e das primeiras casas do povoado. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 10 de novembro de 1937. Um dos primeiros moradores foi o Sr. Sólon. A primeira feira livre ocorreu em 1945.

O distrito foi criado em 1962, pela Lei Nº 2.775 de 18 de janeiro de 1962, publicado no DOU em 31 de janeiro de 1962, subordinado ao município de Pombal. O distrito foi elevado à categoria de município com a denominação de Cajazeirinhas, pela lei estadual nº 5895, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Pombal.

Geografia

Relevo

O município está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. O relevo consiste em um pediplano arrasado, com elevações residuais alongadas.

Clima

Cajazeirinhas está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

A pluviometria média é de 400 a 600 mm por ano, com chuvas distribuídas irregularmente, com estação seca de setembro a dezembro.

Vegetação

A vegetação é a caatinga xerofítica, com a presença de cactáceas, arbustos e árvores de pequeno a médio porte.

Hidrografia

O município está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Piancó, e os principais cursos d´água são os riachos riachos Riachão, Melado, Umburaninha, Forquilha, Madruga, Cajazeirinha, do Cedro, da Fazenda e da Onça, todos de regime intermitente. O município conta com os recursos do o Açude Parede de Barro e as lagoas Vermelha e Seca.

Templos

Igreja Evangélica

A cidade é dotada de uma Igreja Assembleia de Deus, que até hoje é a única missão evangélica na cidade.