Belém do Pará - PA
Belém do Pará - PA

Capital Belém do Pará - PA                             
Area (Km²)   1 247 689,515
Números de Municípios 143
População estimada em 2010         7 588 078

 

 

 

Breu Branco 1 - PA Breu Branco 2 - PA Breu Branco 3 - PA Breu Branco 4 - PA

Breu Branco - PA

Breu Branco - PA                                        Pará - PA                                                      
População 52.497
Breu Branco é um município brasileiro do estado do Pará.

Localiza-se a uma latitude 04º04'04" sul e a uma longitude 49º38'13" oeste, estando a uma altitude de 111 metros. Sua população estimada em 2009 era de 52 337 habitantes. Possui uma área de 3989,399 km².

História

Origem

O nome da Vila de Breu Branco é originário pela grande quantidade de árvores que produz a resina utilizada na fabricação do breu e que se encontra em grande quantidade naquela região. A elevação de Breu Branco à categoria de município é o resultado das lutas da comunidade. Na sua antiga condição de vila não tinha poder para influir nas decisões referentes ao seu destino. À distância do município mãe, cerca de 25km, dificultava a comunicação, inviabilizando diversos benefícios para a vila. A cidade foi erguida a partir da doação da Eletronorte de algumas casas de madeira para a população. Cerca de 1.200 pessoas foram transferidas para essas habitações, dando origem ao município, localizado a margem direita da margem da Hidrelétrica de Tucuruí.

Emancipação

O município de Breu Branco foi criado através da Lei nº 5.703 de 13 de Dezembro de 1991, sancionada pelo então governador Dr. Jáder Fontenelle Barbalho, e tendo sido desmembrado dos municípios de Tucuruí, Moju e Rondon do Pará com sede na localidade de Breu Branco, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação. Sua instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, do vice-prefeito e vereadores eleitos no Pleito Municipal de 3 de outubro de 1992.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Breu Branco, pela lei estadual nº 5703, de 13-12-1991, desmembrado do municípios de Tucuruí, Mojú e Rondon Pará. Sede na vila de Breu Branco. Constituído apenas do distrito sede, instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município continua constituído apenas do distrito sede, embora tenha em seu território os antigo distritos de Tucuruí - Muru e Nazaré dos Patos - que hoje encontram-se na categoria de povoados junto a Nova Jutaí (ex-Baião), Oliveira Barreirinhas(Placas), São João (Mojuzinho), Quatro Bocas (Lopolândia, ex-Goianésia do Pará). Em divisão distrital atual, ano 2008, é formado apenas do Distrito de Breu Branco, situação que permanece desde a divisão territorial de 2005.

Economia

Destacam-se os setores primário e terciário. No setor primário predominam o extrativismo vegetal, a agricultura, a pecuária extensiva e a pesca. O setor terciário, predominante no município, apresenta comércio diversificado ( supermercados, farmácias, lojas de eletrodomésticos, de informática e de vestuário, entre outras) e serviços como agências bancárias, casa lotérica e estabelecimentos de ensino e saúde.

Turismo

Destacam-se o carnaval, práias,lagos naturais espalhados por todo o município, além da " trilha ou vai ou racha " maior evento esportivo do município com a participação de cerca de 1000 motoqueiros. O carnaval todos os anos atrái multidões para participar dos blocos carnavalescos, entre os principais estão Xaveco, Los cabaceiros, Ciri Relampiando. Durante cerca de quatro dias de festas com participação de trios elétrecos onde a multidao segue a brincadeira no chamado arrastão ou " na pega " como costuma chamar o breuense. Na suas praias destaca-se a práia da Queiroz Galvão que fica cerca de 7km de distancia da cidade onde a as chamadas barracha com bebidas, comida, entre outras coisa. A práia está disponível somente durante o período entre Junho e Agosto devido a baixa das aguas. Também à práia artificial que fica localizada na orla da cidade, neste local encontra-se bebidas, comidas em geral. As praças da cidade são um lugar aparte e dos mais movimentados da cidade. A praça da Biblía localizada bem no centro da cidade e a mais movimentada, entre quinta-feira e domingo a população se reúne neste local para escutar música proveniente dos carros, beber, comer, pois, neste local encontra-se bares e lanchonetes e uma boate. A praça da Igreja ou " praça do creu " como e chamada pela população, também e um local muito movimentado tendo bares e lanchonetes e um hotal bem ao lado.