Belém do Pará - PA
Belém do Pará - PA

Capital Belém do Pará - PA                             
Area (Km²)   1 247 689,515
Números de Municípios 143
População estimada em 2010         7 588 078

 

 
Canaã dos Carajás 1 - PA Canaã dos Carajás 2 - PA Canaã dos Carajás 3 - PA Canaã dos Carajás 4 - PA

Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - PA                         Pará - PA                                                    
População 26.727
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará.

Localiza-se a uma latitude 06º29'49" sul e a uma longitude 49º52'42" oeste, estando a uma altitude de 210 metros. Sua população estimada em 2010 era de 26.727 habitantes.

História

O município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento agrícola. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do Pará, foi implantado a partir de 1982 pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal.

O objetivo era atenuar os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional, CEDERE. Até 1985, 816 famílias haviam recebido o título definitivo de terra. Porém, naquele mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminam e o GETAT é extinto.

Somente em outubro de 1994, através da Lei Estadual 5.860, a área que fazia parte do CEDERE II é desmembrada de Parauapebas, e passa a ser o municipio de Canaã dos Carajás.

No dia 29 de janeiro de 2010, o Secretário de Administração de Canaã dos Carajás, Lourivaldo Alves Batista (PDT), renuncia ao cargo, depois que o nome dele ter sido envolvido no caso em que uma senhora do Estado do Rio de Janeiro acusou a administração de Canaã dos Carajás de estar usando o seu nome e CPF para receber dividendos do município sem que a mesma exerça qualquer atividade e em outras denúncias de favorecimentos, nepotismo e má gestão de recursos.

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Canaã dos Carajás, pela lei estadual nº 5860, de 05-10-1994, desmembrado de Parauapebas. Sede na atual localidade de Canaã dos Carajás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. .

Assim permancendo em divisão territorial datada de 2005.

Economia

A economia de Canaã é basicamente voltada para a extração mineral, tendo a mineradora Vale, através da Mineração Serra do Sossego (subsidiária) para extração de cobre, como principal promotora do desenvolvimento econômico municipal.

A exemplo do que ocorreu com a exploração do ferro, do manganês e do ouro em Parauapebas (Serra dos Carajás), o início dos trabalhos da para a exploração do cobre do projeto Sossego em 2002, mobilizou a população de Canaã e de várias partes do território paraense e até de outros estados, em busca de trabalho. Por conta disso Canaã sofreu uma explosão populacional, saltando de pouco mais de 6.000 habitantes em 2000, para aproximadamente 25.000 habitantes em 2003.

O início da exploração comercial de Calcopirita (minério de cobre), em suas formas oxidada e sulfetada, pela Mineração Serra do Sossego, se deu em Julho de 2003. No solo do município é possível encontrar também diamantes, bauxita, níquel vermelho e ouro.

A agricultura é bastante significativa em Canaã, fato que se justifica pois a cidade surgiu de um projeto agrícola. É comum ver no núcleo urbano do município a presença de pequenas hortas destinadas tanto ao consumo local, como dos municípios vizinhos. A agropecuária e o agrobusiness, crescem de forma vertiginosa no município O rebanho local é de aproximadamente 25 mil cabeças, sendo que este vai quase todo para o corte e, em menor volume, para a produção de leite. A indústria madeireira também tinha uma parcela expressiva na contribuição para a economia local, contudo esta está em claro declínio tende a se extinguir.

O comércio de Canaã não tem grande representavidade regional, mas localmente esta é uma atividade que traz grandes benefícios ao município.