Belém do Pará - PA
Belém do Pará - PA

Capital Belém do Pará - PA                             
Area (Km²)   1 247 689,515
Números de Municípios 143
População estimada em 2010         7 588 078

 

 
Capanema 1 - PA Capanema 2 - PA Capanema 3 - PA Capanema 4 - PA

Capanema - PA

Capanema - PA                                         Pará - PA                                                    
População 63.628
Capanema é um município brasileiro do estado do Pará.

Localiza-se a uma latitude 01º11'45" sul e a uma longitude 47º10'51" oeste, estando a uma altitude de 24 metros. Sua população estimada em 2009 era de 64.429 habitantes. Neste município o/a ocupante do cargo de prefeito/a tem no cerimonial uma faixa prefeital.

História

A origem do nome Capanema se deu por ocasião da construção da rede telegráfica construída pelo engenheiro Guilherme Schüch, o barão de Capanema, mineiro da freguesia de Antônio Pereira, município de Ouro Preto, nascido em 17 de janeiro de 1824, filho de austríacos. Estudou engenharia na Escola Politécnica de Viena e voltou ao Brasil com todas as credenciais que a moderna formação científica lhe permitia. Sob os auspícios do imperador, em 11 de maio de 1852, fundou o Telegrapho Nacional, do qual foi o primeiro e único diretor. O nome do rio Capanema foi dado também em sua homenagem, pois era na beira do rio que Guilherme Schüch e sua equipe paravam para descansar nos intervalos de trabalho.

A cidade possui um estádio chamado Estádio Leandro Pinheiro.

Geografia

Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia (BR 316). É o município mais desenvolvido da região bragantina no nordeste paraense. Aqui é fabricado o cimento Nassau, a primeira e maior fábrica de cimento do estado. Capanema é a cidade que possui melhor desenvolvimento econômico da região bragantina, isso pode ser comprovado pelo pib per capita que está acima da média regional. Pórem ainda existem grandes problemas na infraestrutura local, como pavimentação de vias, esgoto e abastecimento de água.

Economia

É considerada uma cidade-polo pela sua localização geográfica e pelas suas taxas de IDH e de PIB per capita. Possui comércio bem desenvolvido, capaz de atender a vários municípios da região, há inúmeros consumidores vindos de municipios vizinhos que aquecem a economia loIndústria

A indústria em Capanema ainda não está consolidada. Mas já temos uma estrutura média. Uma dessas é a Cibrasa produtora do Cimento Nassau, uma indústria de grande porte instalada no município de Capanema.
cal, o que deixa o centro comercial da cidade com grande movimento.

Universidades

    Universidade Federal do Pará;
    Faculdade Pan Americana;
    Fatec;
    Unama.