Belém do Pará - PA
Belém do Pará - PA

Capital Belém do Pará - PA                             
Area (Km²)   1 247 689,515
Números de Municípios 143
População estimada em 2010         7 588 078

 

 
Garrafão do Norte 1 - PA Garrafão do Norte 2 - PA Garrafão do Norte 3 - PA Garrafão do Norte 4 - PA

Garrafão do Norte - PA

Garrafão do Norte - PA                              Pará - PA                                                      
População 25.051
Garrafão do Norte é um município brasileiro do estado do Pará.

Localiza-se a uma latitude 01º56'03" sul e a uma longitude 47º03'09" oeste, estando a uma altitude de 56 metros. Sua população estimada em 2004 era de 26. 206 habitantes.

História

A história do Município de Garrafão do Norte, está estreitamente vinculada aos capítulos recentes da história política, econômica e administrativa do Município de Ourém. O nome deste Município advém da mesma denominação que recebe o igarapé que passa pela sua sede municipal. Nos relatos da sua história indica-se que, originalmente foi conhecido pelo nome de Povoado do Garrafão mas, como no Estado de Espírito Santo, existe um núcleo urbano com a mesma denominação, lhe foi acrescentado o topônimo de "do Norte".

O povoado que lhe deu origem teve como primeiros moradores, quase na sua totalidade, descendentes de nordestinos e imigrantes, que constituíram as chamadas frentes pioneiras na década dos anos 50 que receberam auxílio do governo estadual para a construção de uma estrada que ligou Garrafão a Mamorana, assim como para a construção de cinco pontes consideradas de importância vital para o escoamento da produção agrícola.

Posteriormente, devido ao dinamismo da sua economia, foi elevado à categoria de distrito do Município de Ourém, já com o nome de Garrafão do Norte. No ano de 1988, mediante os dispositivos contidos na Lei nº 5.445, de 10 de maio, foi-lhe outorgado o reconhecimento como Município do Estado do Pará. Foi constituído com áreas patrimoniais do território do Município de Ourém. Sendo eleito seu primeiro Prefeito o Sr. Milton Xavier dos Santos.

O Município conta com um único distrito, que leva o seu próprio nome e que também, se constitui na sede municipal. Entretanto, os seus habitantes mencionam, como núcleos populacionais mais representativos, os seguintes: Livramento, Nova Esperança, Marapanim, Mamorana, Maçaranduba, Angelim e Novo Horizonte.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Garrafão do Norte, pela lei estadual nº 5445, de 10-05-1988, desmembrado de Ourém. Sede no antigo distrito de Garrafão do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-I-1991.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.