Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte - MG

Capital               Belo Horizonte - MG                             
Area (Km²)   586.528.293
Números de Municípios 853
População estimada em 2010           19.595.309

 

 
Alpinópolis 1 - MG Alpinópolis 2 - MG Alpinópolis 3 - MG Alpinópolis 4 - MG

Alpinópolis - MG

Alpinópolis - MG                                        Minas Gerais - MG                                    
População 18.490
Alpinópolis é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais.

De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 18.490 habitantes.

História

Procedente de Carmo da Cachoeira, em 1805, chega às paragens da atual Alpinópolis o Alferes José Justiniano dos Reis, acompanhado de sua munher Ana Teodora de Figueiredo, de apelido "Dona Indá", filha do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo, o fundador de Boa Esperança e de sua mulher Maria Vilela do Espírito Santo, esta neta de Júlia Maria da Caridade, a segunda Ilhoa. O casal já tinha, a esta altura, cinco filhos: Manuel Justiniano dos Reis, Maria Justiniana dos Reis, Inocência Teodora de Figueiredo, Bernardino José dos Reis e José Justiniano dos Reis Júnior. Em 1806, o Alferes José Justiniano dos Reis manda edificar nas terras da Fazenda Ventania (assim denominada por estar próxima à Serra da Ventania) uma capela cujo orago foi o mártir São Sebastião. Tais terras estavam no teritório de Jacuí, e foram adquiridas pelo Alferes por compra feita de Mariana Lourença de Oliveira, mulher de Januário Garcia Leal. Em 12 de agosto de 1807, o casal José Justiniano dos Reis e Ana Teodora de Figueiredo assinaram o termo de doação para constituição do patrimônio da capela. José Justiniano dos Reis faleceu em 1809 e a viúva, Dona Indá é quem passou a conduzir os destinos do arraial. José Justiniano dos Reis e Dona Indá são considerados os fundadores de Alpinópolis. A Freguesia passou a se chamar Alpinópolis em 1914, pela Lei nº 622 de 18 de setembro do mesmo ano. O nome anterior era São Sebastião da Ventania; Ventania ainda é o nome preferido de todos os habitantes desta encantadora e hospitaleira cidade, e também como ela é identificada em toda a região. Está situada a uma altitude de 900 m, ao sopé da serra. Daí o nome Alpinópolis. A emancipação ocorreu em 1938 pelo Decreto Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938. A instalação do município ocorre em 1º de janeiro de 1939, desvinculando-se definitivamente de Nova Resende, sendo que Antônio Herculano dos Reis foi eleito o primeiro prefeito .

Com uma população em torno dos 18 mil habitantes e uma área territorial de 459 quilômetros quadrados, a cidade de Alpinópolis tem o privilégio de estar numa das regiões mais prósperas do Estado. Além de ter uma economia bastante diversificada. A cidade tem se tornado cada vez mais conhecida nacionalmente através do Monte das Oliveiras, que é um espaço construído a céu aberto destinado à meditação, apresentações e excursões com finalidade religiosa (ecumênica).

Economia

Milho, café de qualidade, feijão, leite, soja, pedras semi-preciosas, laticínios, fábrica de ração, doces, enfim, diversificação é uma das características da economia de Alpinópolis.

O leite e o café foram os primeiros produtos que deram o pontapé inicial para que o pequenino arraial se transformasse em cidade na década de 30. Atualmente um dos principais produtos da economia local é a extração e comercialização da pedra de quartzito ou pedra mineira, como é conhecida popularmente.

A soja também é uma novidade que está sendo inserida na agricultura do município. As pequenas e médias propriedades predominam no município, o que contribui para uma melhor distribuição de renda. Quase tudo que se produz no setor agropecuário é comercializado na própria cidade que possui uma boa infra-estrutura de mercado. No setor cafeeiro,uma das principais cooperativas do Brasil possui filial em Alpinópolis. O setor de produção de leite vem se desenvolvendo a cada ano. Grandes produtores estão instalados no município, que possui também uma boa estrutura para dar destino ao leite produzido na região.

Lugares turísticos

Monte das Oliveiras - construído como uma réplica do Monte das Oliveiras e onde , na Semana Santa, são encenadas as cerimônias com artistas da região.

    Cachoeiras da Serra da Ventania - lugar de lazer, Porem no Momento Recebe a rede de esgoto de parte do município impossibilitando o uso de suas águas pela População local.
    Serras em Torno da Cidade - Lugares Muito Frequentados Principalmente Por jovens Para pratica de camping.
    Parque Água Viva.

Igreja Católica

A Igreja cátolica da Cidade Promove Durante o ano Variadas Festas em Louvores aos Santos da Igreja Catolica. Teve destaque o Padre Ubirajara Cabral, que promoveu várias obras importantes para a Cidade, tais como Colégio, Hospital e várias outras obras de caráter social.

Filhos ilustres

    José Iglair Lopes, historiador.
    José Vicente, dramaturgo.
    Omar Cabral Kraüss, escritor.