Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte - MG

Capital               Belo Horizonte - MG                             
Area (Km²)   586.528.293
Números de Municípios 853
População estimada em 2010           19.595.309

 

 
Araguari 1 - MG Araguari 2 - MG Araguari 3 - MG Araguari 4 - MG

Araguari - MG

Araguari - MG                                           Minas Gerais - MG                                  
População 109.801
Araguari é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Está localizado no norte do Triângulo Mineiro, junto ao rio Jordão, um afluente do Rio Paranaíba, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros.

O município de Araguari tem uma área de 2.744 km², com 1.262 km² de área urbana e 1.481 km² de zona rural. Com uma população de 109.801 habitantes de acordo com o Censo de 2010, é a terceira maior cidade do Triângulo Mineiro.

História

A história de Araguari começa no século XVIII, em meados de 1888, quando desbravadores bandeirantes chegaram a região onde hoje está situada a cidade. Começou como vila depois passou a ser cidade, começou com cerca de 5.000 habitantes segundo historiadores, mas em cerca de dez anos a população teve um salto de 5.000 habitantes para 25.201 habitantes, com contribuição das ligações ferroviárias. Na década de 1930, Araguari se destaca como uma das poucas cidades Brasileiras com mais de 40.000 habitantes. A cidade tinha o nome de Brejo Alegre devido a um córrego da cidade.

Geografia

Está localizado no nordeste do Triângulo Mineiro, junto do rio Jordão, um afluente do Rio Paranaíba, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros. Segundo a Embrapa, a cidade tem 12 km² de zona urbanizada. A cidade também está localizada em um ponto estratégico de escoamento da produção do centro-oeste para São Paulo. Araguari tem como vizinha a cidade de Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro.

Posicionamento

Posicionada em local estratégico no eixo São Paulo - Brasília e interligada a todo o território nacional por meio de rodovias ou ferrovias, Araguari conta com uma área de 2774 km², sendo 54% de área rural e 46% de área urbana. Araguari é, hoje, 23ª maior cidade do Estado de Minas Gerais. Com sua população com quase 110.000 mil habitantes, é uma importante cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A cidade é também conhecida como "palco do maior erro judiciário cometido no Brasil", que é O Caso dos Irmãos Naves.

Diversão

Araguari foi planejada com muitas praças e áreas de lazer, sendo possível andar de uma a outra conhecendo a arquitetura da cidade, que reúnem casas de muitos estilos e épocas. A cidade conta com um teatro e um museu importante, localizado no Palácio dos Ferroviários, que também é um ponto turístico, prédio imponente, histórico, sede da prefeitura municipal. A Casa da Cultura, antiga cadeia (palco de grandes acontecimentos que virou até filme), abriga uma sala de teatro e exposições. O Bosque John Kennedy, uma das maiores reservas florestais urbanas do Brasil, é ponto de visita obrigatório. Além disso, Araguari tem uma vida noturna com muitas opções de bares e restaurantes, boates, clubes de dança. Nos arredores há mais de cem cachoeiras, além de estar localizada entre rios e represas. Trilhas, e fazendas centenárias para quem procura aventuras. A Cidade chegou a possuir 5 salas de cinemas, que foram fechados, sendo um deles, o Cine Apolo, na praça Manoel Bonito, a primeira sala com projeção em 70mm (Cinerama)que foi transformado em centro cultural. Hoje, a cidade voltou a contar com moderna sala de cinema, dotada com modernos equipamentos de projeção e áudio, o Cine Odette.

Obras

Araguari vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com várias obras de infra-estrutura, mais de tres mil casas e apartamentos financiados pelo Governo Federal, a duplicação da BR-050 com a construção de doze viadutos no perímetro urbano da cidade e outros dois no seguimento da rodovia. Há na cidade mais 10 grandes loteamentos em fase final de urbanização e mais 4 em construção. A topografia da cidade e bem plana em quase toda a área urbana menos na área central da cidade.

Economia

Araguari está em 227° no ranking dos municipios Brasileiros (PIB). Produto Interno Bruto, acima de vários municípios com população superior.O município produz, em média, 600.000 sacas/ano (com 90% de suas lavouras irrigadas) de um dos cafés de melhor qualidade do Brasil e do mundo, tanto no tipo quanto no sabor. São 20.000 hectares com 42 milhões de covas além de extensas áreas com lavouras de soja, laranja, milho, arroz, tomate, feijão, maracujá, acerola e uva que são colhidas e processadas pela indústria local, o que inclui três das maiores empresas de suco do país (Dafruta, Pomar e Maguary) que produzem 70 % dos sucos consumidos no país. É também a maior produtora de tomate do Estado, inclusive o de longa vida. Em abril de 2009 foi inaugurada a fabrica da Selecta, industria de processamento de soja que gerou mais de 500 empregos. Araguari conta com varias industrias de medio e pequeno porte, Frigorificos, Calçados, Metalúrgica, Inox e varias outras, O município vem recebendo grandes investimentos, o distrito industrial está recebendo uma atenção especial do governo do estado]].

Possui também um rebanho misto de 145 mil cabeças de gado e diversos frigoríficos que completam um forte setor agropecuário altamente competitivo.

Em novembro de 2012 deverá ser inaugurado o Shopping Araguari, com três salas de cinema e grandes lojas de rede como: Lojas Americanas, Marisa, Giraffas, Ponto Frio e etc...

Araguari conta um comércio variado e várias lojas de rede, Supemercados como: Bretas, União (03 lojas), Badião (02 lojas) TeJotão e outros e vários bancos, como: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco, HSBC, Real Santander, Mercantil do Brasil, Aracred, Paraná Banco, BMG, Bonsucesso, Itaú Unibanco].

Educação

Araguari sempre contou com sistema de educação, com um quadro bem amplo de escolas com ensino médio e fundamental, sendo 18 (60%) delas Colégios Estaduais, Faculdade: Objetivo, UNIP. O município conta também com unidades do: SESI, SENAC, SENAI e várias escolas de ensino técnico, informática, agrícola, mecânica, escolas de música e teatro e outras. Mas desde de 2005 em termos de educação o que mais tem chamado a atenção de um grande número de pessoas é o crescimento da cidade na área de Ensino Superior. Araguari conta hoje com a Universidade Presidente Antonio Carlos, a UNIPAC. O ensino superior na cidade vem atraindo jovens de outras cidades para moradia ou rotinas de estudo, Está também em fase de implantação um campos da UFU, Universidade Federal de Uberlândia em Araguari, que deve oferecer quatro cursos em princípio, principalmente na área de engenharia.