Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
Araputanga 1 - MT Araputanga 2 - MT Araputanga 3 - MT Araputanga 4 - MT

Araputanga - MT

Araputanga - MT                                     Mato Grosso - MT                                  
População 15.387
Araputanga é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

História de Araputanga

Entre os anos 1953 a 1955, Nélson da Costa Marques conheceu e mediu terras entre os rios Jauru e Cabaçal. Separou áreas de terras no Vale das Pitas, do Bugre, da Água Suja e no Córrego Grande.

Pelos anos de 1957 e 1958, um grupo de imigrantes coreanos e japoneses adquiriu terras na região do atual sítio urbano de Araputanga, a fim de implantar uma colonização modelo. Denominaram o lugar de Ituinópolis. Porém, o projeto não deu certo.

Em seguida Nélson da Costa Marques deu início ao loteamento das áreas rurais em torno de Ituinópolis. A 23 de maio de 1963, a família Sato resolveu fundar um patrimônio. Deu o nome de Paixão para o povoado, denominação que perdurou durante anos. O nome deveu-se ao fato dos pioneiros se apaixonarem pela riqueza das madeiras e do solo. Foi esse o segundo nome do lugar, substituindo o de Ituinópolis.

O atual nome de Araputanga foi dado por Nélson da Costa Marques. A denominação é devida a grande quantidade de mogno existente na região. Os termos "araputanga" e "mogno" têm o mesmo significado, designando árvore da família das meliáceas, cientificamente conhecida por Swietenia macrophilla, uma espécie de vegetal que se distribui desde a América Central até a região do Centro Oeste brasileiro. É madeira de cor avermelhada e bastante apreciada para fabricação de móveis, e está em franco processo de extinção.

A Lei Estadual nº 4.153, de 14 de dezembro de 1979, criou o município de Araputanga.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 15º28'16" sul e a uma longitude 58º21'11" oeste, estando a uma altitude média de 200 metros. Sua população em 2004 era de 14.247 habitantes, mas estima-se que haja mais de 15.000 mil habitantes em 2010. Possui uma área de 1608,52 km². Sua economia é baseada na pecuária de corte e leiteira, mas começa a desenvolver a avecultura e a piscicultura, as expectativas são de que em breve se instale um frigorifico de peixes no municipio.

Clima

Araputanga possui um clima tropical subúmido, que compreende dois períodos bem definidos: as chuvas e a estiagem. As chuvas começam na primavera e vão até o final do verão, a estiagem começa no outono e vai até o final do inverno. Frentes frias unidas à massas de ar polar fazem com que as temperaturas possam chegar a menos de 10ºC durante as madrugadas, não ultrapassando os 15ºC durante o dia, entre os meses de maio a setembro. Geadas são raras registrando-se uma a cada cinco anos em média. Os meses mais quentes compreendem de setembro à novembro, quando a temperatura pode alcançar os 40ºC, sendo frequentes dias com 37ºC. A maior precipitação de chuvas ocorre nos meses de verão.

Turismo

Ponto Turístico Lago Azul, começou a funcionar no ano de 2007. Tendo o festival de pesca todos os anos, que atrai toda a população. O carnaval e o rodeio, festas típicas da região, trazem pessoas de todos os lugares, sendo reconhecidos por sua agitação. Além destes, vê-se o Arafest, concurso de música para artístas locais e a Festa da Padroeira, quermesse promovida pela igreja.