Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
Bom Jesus do Araguaia 1 - MT Bom Jesus do Araguaia 2 - MT Bom Jesus do Araguaia 3 - MT Bom Jesus do Araguaia 4 - MT

Bom Jesus do Araguaia - MT

Bom Jesus do Araguaia - MT                  Mato Grosso - MT                                      
População 5.231
Bom Jesus do Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

Sua população estimada em 2004 era de 4.403 habitantes. Localizado na região Nordeste do Estado tem em seu município as melhores terras para produção agrícola da Região do Araguaia.

Bom Jesus do Araguaia, conta ainda dentro de sua área Projetos de Assentamentos, criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, tendo o ultimo deles o Projeto de Assentamento Bordolândia, iniciado através de Decreto Presidencial no ano de 2001, palco de manchetes em jornais do Estado, referente aos conflitos entre assentados e fazendeiro, consolidando como assentamento somente no ano de 2010, por decisão judicial.

História

O município de Bom Jesus do Araguaia foi criado através da lei nº 7.174, de 29 de setembro de 1999, de autoria do deputado Humberto Bosaipo e com território desmembrado dos municípios de Ribeirão Cascalheira e Alto Boa Vista.

Quando era distrito o deputado Bosaipo enviou projeto de lei nº 155/95 à Assembléia Legislativa onde, em sua justificativa, mostrava a urgência da criação da nova unidade municipal. ″... o movimento pela sua emancipação política cresce dia a dia com adesão de todas as forças políticas e sociais daquela comunidade".

Houve de fato uma forte manifestação comunitária em prol da emancipação. Um documento assinado por centenas de pessoas com firma reconhecida, encabeçada pelos líderes e endossada pelo povo apressou a decisão dos parlamentares mato-grossenses em criar esta nova unidade municipal.

No dia 2 de setembro de 1999, o desembargador Orlando de Almeida Perri, então presidente do TRE/MT, enviou ofício de nº 218/99 ao presidente da Assembléia, deputado José Riva, onde comunicava que aquele Tribunal havia homologado o resultado da consulta plebiscitária para a criação do município de São Bom Jesus do Araguaia, que havia ocorrido em 29 de agosto daquele mesmo ano ″... o qual foi favorável à emancipação da referida localidade", disse o desembargador.

A denominação Bom Jesus do Araguaia é homenagem ao santo padroeiro e à região onde está inserido o município - o Araguaia. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000, a primeira do município, foi eleito o Sr. Marco Aurélio Fullin, como o primeiro prefeito da localidade.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bom Jesus do Araguaia, pela lei estadual nº 7174, de 29-09-1999, desmembrado de Alto Boa Vista e Ribeira Cascalheira. Sede no atual distrito de Bom Jesus do Araguaia (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Geografia

Sua Área é de 4.279,09 km² representando 0.4737% do Estado, 0.2673% da Região e 0.0504% de todo o território brasileiro.