Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
Campo Novo do Parecis 1 - MT Campo Novo do Parecis 2 - MT Campo Novo do Parecis 3 - MT Campo Novo do Parecis 4 - MT

Campo Novo do Parecis - MT

Campo Novo do Parecis - MT                        Mato Grosso - MT                                             
População 27.574
Campo Novo do Parecis é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

Localiza-se a uma latitude 13º40'31" sul e a uma longitude 57º53'31" oeste, estando a uma altitude de 572 metros. Sua população estimada em 2009 pelo IBGE é de 23.784 habitantes.

Possui uma área de 9.448,384 km².

História

O Município de Campo Novo do Parecis tem em seus aspectos históricos relações diretas com a história do Mal. Cândido Rondon. Em 1907, Cândido Rondon passou pela região em busca do Rio Juruena, atingiu o Rio Verde e seguiu para o norte em busca do Salto Utiariti, fronteando o sítio onde nasceria o futuro município.

O território de Campo Novo do Parecis foi trabalhado em duas direções pelos serviços de linha telegráfica: uma para oeste rumando para Utiariti e Juruena e outra para leste, em busca de Capanema e Ponte de Pedra.

Em fins de janeiro de 1914, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt, passou defronte ao sítio de Campo Novo do Parecis, em viagem pela Amazônia, em Companhia de Rondon.

A ocupação efetiva da região deu-se na década de setenta, com abertura de fazendas e a instalação de famílias de migrantes vindos de estados sulistas. No lugar da futura cidade, à beira da estrada entre Diamantino e Utiariti assentaram-se diversas famílias. O local formava um cotovelo no ponto de encontro das retas conhecidas pelas denominações de Caitetu e Taquarinha.

Primeiramente a localidade foi chamada de Campos Novos, denominação que se confundia com a estação telegráfica de Rondon, na região de Vilhena. Aos poucos, o nome foi mudado para Campo Novo e em 1981, foi feita doação de 293 hectares de terras para formação de um patrimônio, com essa denominação.

A Lei nº 5.315, de 4 de julho de 1988, criou o município, já com o nome atual de Campo Novo do Parecis.

Economia

    Predominantemente agrícola (soja, milho, girassol, algodão, sorgo, amendoim);
    Comércio e prestação de serviços;
    Agroindústria em desenvolvimento;
    Forte desenvolvimento do turismo (principalmente do etnoturismo).

Educação

Pública

A educação concedida pela prefeitura de Campo Novo do Parecis corresponde a um dos mais altos níveis do Estado,abriga um dos maiores centros de Ensino Técnico e Profissionalizante do País, o IFET - IFMT com ensino gatuito e de alta qualidade. A principal característica da suas escolas consiste em amplos terrenos com amplas construções. Outro aspecto característico é a preparação e a aptidão dos professores para lecionar.

Particular

A educação particular em Campo Novo do Parecis caracteriza-se em altos investimentos, contribuindo para sua aceitação e utilização pública. Há também opções de escolas de ensino de língua estrangeira.