Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
Comodoro 1 - MT Comodoro 2 - MT Comodoro 3 - MT Comodoro 4 - MT

Comodoro - MT

Comodoro - MT                                       Mato Grosso - MT                                  
População 18.157
Comodoro é uma cidade brasileira no estado de Mato Grosso, microrregião de Parecis.

História

Comodoro antigamente habitado pelos índios Nambikwára, cujo seus remanescentes permanecem até hoje na região em reservas indígenas que ocupam vasta área do município, e é dividida entre vários povos. As terras do atual Município, foi desbravado pela expedição do Marechal Cândido Rondon, que instalou a linha telegráfica dos nambiquaras em 12 de outubro de 1911.

Pela localização estratégica passou a ser destino de muitos colonizadores vindo principalmente do sul e se instalando em algumas localidades, dentre elas o atual distrito de Nova Alvorada, que veio a perder importância por ficar longe da BR-174 ,para o Distrito de Novo Oeste. Em 1983, José Carlos Piovezan, dono de extensa área de terras na região, organizou uma empresa imobiliária com fins de loteamento. Com o crescimento acentuado permitiu-se a afirmação política de Comodoro, tendo absorvido a sede distrital de Novo Oeste, através da Lei n.º 4.636, de 22 de março de 1985. A Lei 5.000, de 13 de maio de 1986, de autoria do deputado Francisco Monteiro e sancionada pelo governador Júlio Campos criou o município:

"Artigo 1º - Fica criado o município de Comodoro, desmembrado do município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Artigo 2º - O município criado é constituído dos distritos Sede, Padronal, Campos de Júlio e Nova Alvorada." O nome Comodoro foi escolhido entre vários pela simpatia de um dos colonizadores da família Piovesan pelo carro com o mesmo nome, e que tem como significado um posto da Marinha de alta relevância.

Geografia

Fundada em 1986 a uma altitude de 600 m, é centro de um município de grandes dimensões, mas muito pouco povoado. Tem 18 623 habitantes numa área total de 21 743 km², o que corresponde a uma densidade demográfica de 0,82 hab/km².

Clima

Tropical quente e úmido. a ocorrência de Friagem acontece com frequência entre os meses de Junho a Agosto, onde os termômetros em casos raros chegam a 0ºC, mais a friagem ocorre com mínimas inferiores a 10ºC

O município confina a norte com Juína, a leste com Sapezal e com Campos de Júlio, a sul com Nova Lacerda e com Vila Bela da Santíssima Trindade, a sudoeste com a Bolívia e a oeste com o estado de Rondônia.

Economia

Com o declínio do ciclo da madeira, o agronegócio ganha importância crescente na economia do município, ocupando uma área total de aproximadamente 300 mil hectares com lavouras e pastagens. Comodoro sofre grande influência regional da cidade de Vilhena, importante centro regional do extremo sul de Rondônia.

Agricultura

A produção de soja, principal produto agrícola cultivado no município ocupa uma área em torno de 40 mil hectares (2007), com uma produtividade média de três mil quilos por hectare, a cultura tem excelentes perspectivas de desenvolvimento para os próximos anos contando com a integração lavoura-pecuária e abertura de novas área de plantio. As Plantações e arroz, milho, feijão e café ocupam outros 10 mil hectares.

Pecuária

Comodoro tem um rebanho bovino de corte estimado em 300 mil cabeças, e aproximadamente 20 mil vacas em lactação produzindo cerca de seis milhões de litros de leite/ano, ocupando uma área em torno de 250 mil hectares com pastagens.

Estrutura Fundiária

Da área de 21.743 km¹, 13.480 km² formam as reservas Indígenas Nhambiquara, Vale do Guaporé e Enáwené-Nawê, totalizando 61% do território municipal. São 9.348,65 km² disponíveis para exploração econômica: 614,50 km² de agricultura, 2.500 km² de pastagens, e 815 km² ocupados por 1.300 assentados em sete projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Turismo

O desenvolvimento do turismo é considerado estratégico pela administração municipal que vem apoiando a realização de eventos como feira agropecuária e festa do peão, festivais de pesca, festival da canção e carnaval de rua, e investindo na implantação de uma infraestrutura que possibilite a exploração do potencial natural do município para o eco-turismo.