Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
Confresa 1 - MT Confresa 2 - MT Confresa 3 - MT Confresa 4 - MT

Confresa - MT

Confresa - MT                                         Mato Grosso - MT                                  
População 25.127
Confresa é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

Localiza-se a uma latitude 10º38'38" sul e a uma longitude 51º34'08" oeste, estando a uma altitude de 240 metros.

História

A primeira denominação do núcleo de povoação que originou o atual município de Confresa foi Vila Tapiraguaia - fusão dos termos Tapirapé e Araguaia. Tratava-se de referência ao Rio Tapiraguaia, um tributário formador da Bacia do Tocantins, para a qual o município contribui com diversos galhos de rios. A vida organizada deu-se a partir das atividades da Colonizadora Confresa, que na década de setenta vislumbrou o surgimento de uma cidade na região. Com o passar dos anos a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas diziam "...vamos lá na Confresa", numa referência à companhia povoadora, acabando por vingar a Segunda denominação, que a comunidade acatou oficialmente. O primeiro morador da comunidade foi o Sr. Arlindo Carlos da Cunha, pelos idos de 1978. O maior fluxo migratório deu-se a partir do ano posterior. Verificou-se que o maior contingente populacional proveio do nordeste brasileiro, Bahia, Maranhão e Pernambuco. A Lei Municipal n.º 92, de 17 de abril de 1990, criou o distrito de Confresa, com território jurisdicionado ao município de Santa Terezinha. Na época vicejava a comunidade de Veranópolis. A maior festa religiosa do município é a de Nossa Senhora Aparecida, comemorada anualmente a 12 de outubro. A 20 de dezembro de 1991, a Lei Estadual n.º 5.908, de autoria dos deputados Antônio Joaquim e Jaime Murarão, sancionada pelo governador Jaime Campos, criou o município: "Artigo 1º - Fica criado o município de Conferia, com território desmembrado do município de Santa Tremesinha... Artigo 2º - O município ora criado é constituído de dois distritos, da Sede e de Veranópolis. Parágrafo Único - O município somente será instalado com a eleição e posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores, realizada conforme a Legislação Federal." No período em que foi instalado, o município apresentava-se deficitário nos setores essenciais. A rede de energia elétrica não atendia as mínimas necessidades, sendo feita através de um geradora de energia. As demais possuíam gerador próprio, dependendo das condições financeiras de cada um. Não existia na zona urbana do município rede de iluminação pública. Os primeiros representantes do poder executivo e legislativo municipal foram eleitos no dia 30 de outubro de 1992, tiveram muito trabalho para organizar os setores essenciais de atendimento à comunidade. Ao certo procuraram dar rumo ao novo município, dotando-o da infra-estrutura necessária para seu desenvolvimento. O primeiro prefeito municipal foi o Sr. Gaspar Domingos Lazari, que teve como vice João Beckaman.

Geografia

Sua população estimada em 2007 era de aproximadamente 32.986 habitantes, sendo o município mais populoso da Microrregiao Norte do Araguaia. Possui uma área de 5.819,73 km², o que resulta numa densidade demográfica de 5,67 hab./km². De acordo com os estudos demográficos feitos pela UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso, o município possui uma das maiores taxas de crescimento urbano do estado, cerca de 4,7% ao ano.

Relevo

A região é formada por grandes planaltos suaves com declividade quase zero cerca de 2% e em algumas áreas caracteriza o relevo ondulado. Entre as serras formam-se grandes vales verdejantes com imensas extensões de terras planas propícias para plantios de grãos e pastagens.

Clima

Apresenta precipitações superiores a 1.800 mm anuais. A temperatura média atinge 27°C, sendo a máxima 35°C e a minima 19°C.

Vegetação

Está em uma área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Esta em uma das áreas mais desmatadas/desvastadas do estado, devido a expansão da fronteira agrícola e também por causa do aumento das pastagens, visto que o estado de Mato Grosso possuí o 2° maior rebanho bovino do país.

Educação

O município abriga um campus do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), o qual oferece dois cursos técnicos de nível médio (Tecnico em Alimentos e Técnico em Agropecuária) e três de graduação em nível superior (Agronomia, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Agrárias).Possui tambem 2 escolas municipais e 3 estaduais sendo uma so para o eja

Economia

Possuí uma extrema relação comercial e no setor de serviços com a capital Goiânia, visto que, a maioria da população procura a capital goiana, por ser mais próximo do que Cuiabá. O município tem uma economia baseada na agricultura, na qual, encontra-se uma usina de Etanol denominada de GAMELEIRA, pecuária e comércio. E está cortada pela BR 158 que liga a regiao Sul/Sudeste passando em Jataí, Barra do Garças, Água Boa, Ribeirão Cascalheira e seguindo-lhe ate o norte do Brasil, possivelmente em Marabá.