Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
Glória D'Oeste 1 - MT Glória D'Oeste 2 - MT Glória D'Oeste 3 - MT Glória D'Oeste 4 - MT

Glória D'Oeste - MT

Glória D'Oeste - MT                               Mato Grosso - MT                                  
População 3.125
Glória D'Oeste é um município brasileiro do estado do Mato Grosso.

História

A região de Glória D'Oeste, em tempos primitivos, foi habitada pelo povo indígena bororó, conhecido como Índios Cabaçais, denominação dada pelos primeiros desbravadores, os Paulistas, em tempos de Brasil Colônia. Este povo habitava o Vale do Rio Paraguai e estendia seus domínios até o Vale do São Lourenço. A região também foi movimentada por seringueiros e poaieiros, que cortavam este chão em busca do extrativismo vegetal. Não deixaram, no entanto, registros históricos, nem ao menos sinais de colonização. A história dos habitantes de Glória D’Oeste é relativamente recente, e está invariavelmente ligada à de Mirassol d’Oeste. Incentivos governamentais da década de cinquenta levaram centenas de famílias, ávidas de um pedaço de terra para plantarem, a procurarem, a partir de 1954, esta região oestina mato-grossense, reconhecidamente de solo fértil. A denominação Glória D’Oeste foi escolhida em plebiscito pela comunidade. Antes o povoado era conhecido por Cruzeiro D’Oeste. Era uma referência geográfica, devido ao fato do formato da estrada que dá acesso ao lugar lembrar uma cruz, e foi adotado por sugestão de religiosos que vindos de Cáceres frequentavam o povoado, acrescido de D’Oeste, para designar sua posição em relação ao estado. Desta forma, os habitantes da região conviveram por longo tempo com o termo original, porém, ao receber a emancipação política, verificou-se que o nome Cruzeiro D’Oeste não poderia ser adotado oficialmente por existir município homônimo no estado do Paraná. Glória D’Oeste é um município com características essencialmente agrícolas e de lides pecuárias, responsáveis pela sua consolidação econômica. A ocupação e povoamento efetivo deu-se a partir de 1972, ocasião em que recebeu forte fluxo migratório, com inúmeras famílias fixando moradias, tanto na zona urbana, quanto rural – vindos de diversas partes do país. Durante o período que permaneceu na condição de distrito de Mirassol d’Oeste, ainda sob a denominação de Cruzeiro D’Oeste, foi atingido um grau de desenvolvimento que lhe proporcionou a emancipação política. Glória D’Oeste está situada na região de Cáceres, distante desse município aproximadamente 90 km, à margem da BR-174, no trecho Cáceres – Porto Esperidião. O município é banhado pelos rios Jaurú, Córrego Santíssimo, Ribeirão Caeté e Carregador. A Lei Estadual nº 5.911, de 20 de dezembro de 1991, criou o município.

Economia

A economia baseia-se principalmente na criação de gado de corte e leiteiro. Não há laticínio ou frigorífico no município, sendo o gado abatido e o leite transportado para municípios maiores e próximos, que possuem indústrias necessárias, como: Mirassol d'Oeste, São José dos Quatro Marcos e Araputanga.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 15º46'06" sul e a uma longitude 58º13'04" oeste, estando a uma altitude de 200 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.792 habitantes.

Clima

Possui um clima tropical subúmido, com duas estações bem definidas: verão úmido e inverno seco. O período das chuvas compreende desde a segunda quinzena de setembro até início de abril; o período seco compreende desde abril até setembro. No outono e inverno ocorrem incursões de frentes frias e massas de ar polar atlântica, fazendo com que a temperatura possa cair para até 6°C ou menos durante a madrugada, e durante o dia não ultrapassando os 14°C ou menos. Na primavera a temperatura pode chegar a 40°C, sendo comum dias alcançando os 37°C.

Em 2008, a partir de setembro, a menor temperatura registrada foi de 12.3°C e a maior em 39.2°C nos dias 6 e 25 respectivamente, deste mesmo mês; e a maior precipitação em 24 horas, ocorreu no dia 30 de novembro, acumulando 99.2 mm.