Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
rantã do Norte 1 - MT rantã do Norte 2 - MT rantã do Norte 3 - MT rantã do Norte 4 - MT

Guarantã do Norte - MT

Guarantã do Norte - MT                        Mato Grosso - MT                                  
População 32.150
Guarantã do Norte é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

Localiza-se a uma latitude 09º47'15" sul e a uma longitude 54º54'36" oeste, estando a uma altitude de 345 metros. Sua população estimada em 2005 era de 32.940 habitantes.

Localizado a 725 quilômetros de Cuiabá, o município de Guarantã do Norte, nome escolhido por existir na região uma espécie de árvore conhecida por esse nome, nasceu de um assentamento agrário pelo Incra e pela Cooperativa Triticula.

História

Localizado a 745 km da capital do estado de Mato Grosso, Guarantã do Norte nasceu do assentamento agrário realizado pela Cooperativa Tritícula de Erechim Ltda e Incra. Em 1980 chegaram as primeiras famílias vindas do Rio Grande do Sul que formaram a Vila Cotrel, logo em seguida chegaram os Brasiguaios.

Em 2 de junho de 1982 moradores da região e autoridades representativas de órgãos estaduais lavraram a ata de fundação e em 1984 a vila foi elevada a categoria de distrito de Colíder. No dia 13 de maio de 1986 Guarantã do Norte transformou-se em município. O nome foi escolhido por existirem em abundância nas matas da região uma espécie de árvore popularmente conhecida por este nome, o norte foi acrescentado para diferenciar de um homônimo existente no estado de São Paulo . O município está crescendo e conta hoje com uma população estimada em 32.950 habitantes. O município nasceu com um ideal agropecuário e hoje fortalece cada vez mais este setor, principalmente com a preocupação de preservação do meio ambiente.

Origem do nome do município de Guarantã do Norte

Etimologia -Guarantã- De origem tupi “gwa’rá (de yby’rá)”, significando madeira, e “ã’tã”, que significa dura, resistente: madeira dura (LCT).

Do - contração da preposição ‘de’(posse), com o artigo “o”.

Norte - origina-se do anglo-saxônio “north”, com conferência a ponto cardeal que se opõe ao sul, região ou regiões situadas ao norte (ABHF/PJMS).

Origem histórica - A abertura da BR-163, na década de 70, proporcionou a penetração e abertura de todo o norte mato-grossense.

Economia

Sua economia está diversificada tendo bases fortes na pecuária com cerca de 300 mil cabeças de bovinos, incluindo uma das maiores bacias leiteiras da região com uma produção de cerca de 22 milhões de litros de leite por ano, e a agricultura, tem na cultura do arroz sua maior expressividade registrando em 2004 mais de 120 mil toneladas, a produção agrícola segue com as culturas de milho, feijão e em escalas menores, destaca-se também a fruticultura. Estão implantados no município 02 cooperativas e 3 laticínios com industrialização de leite e derivados, além de uma fábrica de polpa de frutas que absorve a produção local.

Geografia

Hidrografia

A bacia hídrica é formada por vários rios,sendo os principais Rio Braço Norte e Rio Braço Sul e diversas nascentes garantindo a viabilidade da exploração do solo em atividades comerciais.

Clima

O período das chuvas ocorre de setembro a abril com uma precipitação pluviométrica anual de mais de 2.000mm, a temperatura média anual fica entre 25°C mínima e 33°C máxima. O clima é fator importante e completa o quadro favorável ao desenvolvimento de atividades agropastoris.

Educação

A educação conta com mais de 8.530 alunos distribuídos em creches, ensino fundamental e médio. No nível superior conta com 1 faculdade particular com 4 cursos e 1 curso pela UFMT.