Cuiaba - MT
Cuiabá - MT

Capital Cuiaba - MT                             
Area (Km²)   903 357,908
Números de Municípios 141
População estimada em 2010   3 033 991

 

 
Indiavaí 1 - MT Indiavaí 2 - MT Indiavaí 3 - MT Indiavaí 4 - MT

Indiavaí - MT

Indiavaí - MT                                           Mato Grosso - MT                                  
População 2.407
Indiavaí é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.

História

A cidade de Indiavaí, situa-se às margens do Ribeirão Água Suja, a 700 mts do Rio Jauru. Nas proximidades do sítio urbano existe um lugar que representa um pontal, uma espécie de cotovelo, entremeado pelos dois rios. Este ponto, hoje uma pequena propriedade rural, abrigou, há muitos anos, uma comunidade indígena, certamente índios Boróros Cabaçais.

Em junho de 1961, Antenor Modesto, paulista de Jales, chegou pela primeira vez à região. Adquiriu considerável área de terras do gaúcho Francisco Orisvaldo, na região que compreende o Rio Jauru e o Ribeirão Água Suja. Na época avizinhava-se das fazendas Turiba e Alto Jauru, ambas de alemães que cultivavam café.

O dia 15 de fevereiro de 1962 é considerado o da abertura do núcleo de colonização. Antenor Modesto contratou o engenheiro Selacier das Virgens, um baiano que trabalhava em Cáceres, para demarcar os lotes, tanto rurais quanto urbanos.

O município de Indiavaí foi criado a 13 de maio de 1986, pela Lei Estadual nº 4.998, com território desmembrado do município de Araputanga. Indiavaí é resultado de árduo pioneirismo.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 15º29'40" sul e a uma longitude 58º34'22" oeste, estando a uma altitude de 215 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.073 habitantes.

Clima

O clima de Indiavaí é o tropical subúmido, no qual agrega o período das águas ou chuvoso e o período seco ou de estiagem. O primeiro inicia-se na primavera indo até o final do verão, e o segundo inicia-se no outono indo até o final do inverno. A temperatura durante incursões de fortes massas polares pode chegar a 6 [°C], e durante a atuação de fortes massas de ar seco e quente pode atingir ou passar a temperatura de 40 °C. A tabela abaixo mostra o regime de chuvas (em mm) no município, do período de 1964 a 2001, de acordo com a estação de Alto Jauru (particular) do CPTEC.