Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341
{$emptyText}
Jateí 1 - MSJateí 2 - MSJateí 3 - MSJateí 4 - MS

Jateí - MS

Jateí - MS                                                             Mato Grosso do Sul - MS                                  
População4.017
Jateí é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.

Localiza-se a uma latitude 22º28'55" sul e a uma longitude 54º18'09" oeste, estando a uma altitude de 396 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.576 habitantes e possui uma área de 1.932,80 km².

O município é conhecido no estado por sua tradicional festa junina, chamada de Festa da Fogueira, sempre na semana do dia 29 de Junho, dia do seu padroeiro São Pedro, e data da queima da maior fogueira do País (2006).

História

Inserido na Região da Grande Dourados que experimentou um rápido crescimento econômico pela Reforma Agrária (Colônia Agrícola Nacional de Dourados - criado no Governo de Getúlio Vargas) instalada na região em 1943, recebendo migrantes colonos de todo o país. Seu povoamento originou-se em 1954 quando começaram a chegar os primeiros colonos. Entretanto, a efetiva colonização de jateí só foi consumada quando os colonos cruzaram o Rio Dourados invadindo uma área não incorporada ao projeto, obrigando o governo a criar uma segunda zona da colônia em outra área previamente delimitada, elaborada pel Tacito Pace, onde foi implementado o novo povoado, em 1956. O município foi criado pela lei Nº 1950, de 11.11.1963. Comemora-se dia 11 de Novembro sua emancipação. Uma parcela do município, área de colônia, desenvolveu o cultivo de culturas anuais de subsistência, comercializando o excedente. A outra grande parcela, ocupada por grandes fazendas, oriunda da Companhia Mate Laranjeira, se dedicava as explorações da pecuária em áreas extensivas procurando o crescimento e a estabilidade econômica. Eram terras originalmente ocupadas pelos índios Terenas e Kaiwás e posteriormente, ao final da Guerra do Paraguai (1864-1870), soldados e escravos permaneceram na região ocupando parte das terras, iniciando assim um processo de ocupação lento das terras pelo homem branco.

A origem do nome

Jateí é uma variante do nome Jataí, que diz respeito a uma espécie de abelha silvestre cujo mel é muito apreciado. Diz a lenda que o povoado não tinha nome, era apenas mais uma vila pertencente a Dourados e esta comunidade era composta por agricultores de subsistência que viviam cortando árvores para seu sustento. Num dado dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que sabidamente tinha abelhas jataí, por lá retiraram a madeira que queriam e foram embora. Ao chegar em casa o filho de um dos homens perguntou, "pai cadê o machado do Senhor?" e ele espontâneamente respondeu, "esqueci lá no Jateí". Assim, diz a lenda, deu-se o surgimento do nome de Jateí.

Desenvolvimento

O município de Jateí sempre teve como força econômica a agricultura e a pecuária. Nas décadas de 60 até meados dos anos 80 as lavouras que se destacavam eram algodão, café e mandioca. A pecuária também sempre foi um braço econômico importante no município sendo este um dos grandes produtores do Estado até hoje.

Economia

As principais atividades econômicas do município se encontram na agricultura, que tem um destaque importante na qualidade e eficácia da produção de mandioca (6º) e no algodão (17º). No campo da pecuária, o município teve uma exploção na produção de intensiva de frangos e suínos, tendo acomodado ao longo dos últimos 20 anos uma grande quantidade de barracões de aves e porcos. Além de incluir no seu arsenal leiteiro uma grande quantidade de gado leiteiro de alta produtividade, passando a ser o 11º no Estado. Na produção de casulo de seda é o 10º.

Relevo e Vegetação

Encontra-se 2 tipos de solo o Latossolo e o Podzólico vermelho-escuro ao centro e oeste, e o podzólico vermelho amarelo e planossolo e associações complexas a leste do município. O predomínio de floresta estacional decidual e Savana, lembrando que com as práticas pecuaristas e de lavoura acabaram com grande parte dessa vegetação.

Hidrografia

Pertence a bacia do Rio Paraná e sub-bacia do Ivinhema. Os principais cursos d'águas são Rio Verde, Rio Guiraí, Rio Ivinhema, e Rio Curupaí.

Clima

Eumesaxérico (Subtropical do Sul do Mato Grosso do Sul). No inverno a temperatura média varia entre 14 e 15°C, ocorrendo geadas. A temperatura média anual varia entre 20°C e 30°C e o índice pluviométrico médio anual varia entre 1.400 e 1.700mm.

Turismo, cultura e lazer

Jateí tem alguns atrativos para população de toda região como a cachoeira do Rio Verde onde vem excurções de outras cidades para se divertiram nos dias quentes. Um ponto que está se desenvolvendo no município é o turismo, pois parte do território de Jateí foi usada na criação do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Ao longo do ano, são realizadas várias festas como baile de réveillon, festa de carnaval, semana do município, a tradicional FESTA DO MILHO e como destaque a Festa da Fogueira. Nesta é realizada uma grande festa ao padroeiro da cidade São Pedro, no dia 29 de junho, sendo realizada a queima da maior fogueira do País, segundo o RankBrasil (2006), com um grande e belo show pirotécnico. Em 2007, a Festa da Fogueira passou a ser realizada no Parque da Fogueira, local com grande área de lazer e com infra-estrutura digna de grandes parques do Brasil. Existe também o Salão Paroquial onde são promovidas festas e baile ao longo do ano todo.

Jateí se orgulha do seu Centro Social, local onde tem-se atividade de artesanato, criação, reunião de grupo de idosos, grupo contra o cancer, e local de treino e sede da Banda Municipal Raio de Luz, banda que tem um grande número de jovens que treinam de forma intensa e estão sempre viajando na disputa de campeonatos. A Praça municipal, é um ponto de encontro das pessoas, tem-se ao seu redor bares e lanchonetes que são verdadeiro point de encontro. O município tem apenas uma biblioteca pública localizada na praça, com um grande acervo. Jateí tem um importante ponto turístico, o PESQUEIRO 2 LAGOS que contém uma reserva florestal devido a preservação que eles têm sobre o meio ambiente.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar