Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341

 

 
Aparecida do Taboado 1 - MS Aparecida do Taboado 2 - MS Aparecida do Taboado 3 - MS Aparecida do Taboado 4 - MS

Aparecida do Taboado - MS

Aparecida do Taboado - MS                              Mato Grosso do Sul - MS                                  
População 22.305
Aparecida do Taboado é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.

História

O primeiro povoado surgido na região foi o Porto Taboado, às margens do Rio Paraná, empreendimento dos mineiros João Barbosa e Máximo José da Rocha. Posteriormente, Antônio Leandro cedeu parte de sua fazenda, denominada Córrego do Campo, um pouco distante das margens do Rio Paraná e iniciou a implantação de um novo povoado, que tomou a denominação de Lagoa Suja, atualmente, Aparecida do Taboado.

A criação do município ocorreu em 28 de Setembro de 1948. O nome da cidade é uma homenagem do fundador, Antônio Leandro de Menezes, que fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida para a cura de um filho doente e doou terreno para a elevação de uma cidade, e foi construída uma capela na atual praça da Igreja Matriz do município em devoção à padroeira. O nome Taboado vem de um antigo porto às margens do rio Paraná que tinha muitas taboas, uma vegetação comum em áreas alagadas do cerrado. Por isso Aparecida do Taboado.

Os primeiros habitantes da região vieram dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Foi elevada a distrito pela Lei N. 1.012, de 01.08.1926 e o município foi criado pela Lei N. 130, de 28.09.1948.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 20º05'12" sul e a uma longitude 51º05'37" oeste, estando a uma altitude de 392 metros. Sua população estimada em 2010 era de 22.139 habitantes. Em Aparecida do Taboado está a nascente do Rio Paraná, um dos maiores e mais importantes rios brasileiros. O rio se forma da junção das águas dos rios Grande e Paranaíba.

O município, portanto, está localizado na divisa triangular dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Distâncias

Principais distâncias de Aparecida do Taboado

    Campo Grande - MS 447 km
    Três Lagoas - MS 134 km|MS]] 263 km
    Rio Verde de Mato Grosso - MS 263 km
    São Paulo - SP 670 km

Economia

Pecuária e indústria que começa a despontar por sua localização em relação a grandes mercados consumidores como o estado de São Paulo.

Em 1998 a economia da região foi fortalecida com a inauguração da Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, possibilitando a ligação rodoviária com o estado de São Paulo.

Curiosidades

A cidade é citada na música "60 dias apaixonado", de autoria de Darci Rossi e Constantino Mendes, gravada por Chitãozinho e Xororó e considerada uma das "modas de viola" mais bonitas e famosas que existem.