Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341

 

 
Aral Moreira 1 - MS Aral Moreira 2 - MS Aral Moreira 3 - MS Aral Moreira 4 - MS

Aral Moreira - MS

Aral Moreira - MS                                                Mato Grosso do Sul - MS                                  
População 9.679
Aral Moreira é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.

A história de Aral Moreira foi muito rápida, com curto de desenvolvimento de agropecuária e agricultura, e transformou-se de Distrito em Município dentro de poucos anos, mas sabe-se que o seu primeiro nome foi RIO VERDE DO SUL e teve como sede a VILA CAÚ passando a Município a ex-VILA FRONTEIRA RICA com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.

História

O Desbravamento do Município de Ponta Porã começou por Aral Moreira. Em 1883 Thomas Laranjeira instalava suas ranchadas a margem direita do Rio Verde, nas proximidades da atual Vila Caú e iniciava a exploração da erva mate, iniciava o ciclo da erva-mate, que duraria mais de 60 anos. Inicialmente o numero de brasileiros era muito pouco. A maior parte dos empregados na extração de erva-mate eram paraguaios. No final do século IX famílias sul-rio-grandenses, fugindo da Revolução Farroupilha, chegaram ao município e dedicaram-se ao pastoreio. Depois da 2ª Guerra Mundial, a pecuária sobrepujou a erva-mate em importância econômica, após o corte das importações pela Argentina.

Na década de 40 o município recebeu novamente algumas famílias vindas do Rio Grande do Sul (anteriormente tinham vindo os Marques, os Freires, os Maciel e posteriormente vieram os Cardinal, os Portelas, os Bataglin, entre outros). A partir de 13 de dezembro de 1943 a área do município pertenceu ao Território Federal de Ponta Porã (Decreto-Lei n.º 5.812) e foi integrada ao Estado de Mato Grosso em 18 de julho de 1946. Nos anos 50 foi criada a Colônia General Dutra, marco da importância do desenvolvimento da região. Inicialmenta a distribuição das terras inicialmente tinha apenas objetivos políticos. Pela Lei n.º 702, de 15 de dezembro de 1953, foi criado o distrito de Paz do Rio Verde do Sul, com sede na Vila de Rio Verde (atual Vila Caú).

A partir de 1970 começaram a chegar mais sul-rio-grandenses e tambem paranaenses ao distrito de Rio Verde do Sul. Após ter passado pelo plebiscito de 2 de maio de 1974, transformando-se em município no dia 13 de maio de 1976, pelo Decreto-Lei N.º 3686 publicado no Diário Oficial n.º 17082. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Geografia física

Solo

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 609 m.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical de altitude, sendo que no inverno a temperatura pode baixar de zero e no verão pode ultrapassar 40 graus.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata.

Vegetação

Se localiza na região de influência do Cerrado.

Economia

Tem como principais atividades econômicas a agropecuária e serviços. Está voltada basicamente para agricultura com plantio de soja milho e trigo e a pecuária com a criação de gado e pequena bacia leiteira.
Sindicatos

Três sindicatos em funcionamento na cidade: Sindicato Rural, Sindicato dos trabalhadores em Educação e o Sindicato dos trabalhadores rurais do município.

Turismo

Local bastante atrativo e o Cerro, que se localiza a poucos quilômetros da cidade em território paraguaio e bastante procurado pelos amantes do lazer e de um ambiente com muito verde e com excelente visão panorâmica.

Lazer

Localizado no município, existem diversos rios e pesqueiros, além das sedes da AABB, Sindicato Rural, Clube dos Idosos e algumas praças.

Religião

Existem diversos templos Protestantes ou evangélicos (Batista, Assembléia de Deus, Adventista, IURD, Luterana, Crista do Brasil e outras), Igreja Católica Romana, Salão das Testemunhas de Jeová