Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341

 

 
Caarapó 1 - MS Caarapó 2 - MS Caarapó 3 - MS Caarapó 4 - MS

Caarapó - MS

Caarapó - MS                                                       Mato Grosso do Sul - MS                                  
População 25.763
Caarapó é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.

História

Foi ocupada por gaúchos que se dedicaram inicialmente à criação de gado e extração de erva-mate.

Inicialmente chamada de Santa Luzia, onde é atualmente o município de Juti, a principio o local de parada, onde os carreteiros que transportavam a erva mate pernoitavam e descansavam seus cavalos. Manuel Benítez e Nazário de León fundaram o povoado e o município foi emancipado politicamente pela lei 1.195 de 20 de dezembro de 1958; sua colonização se intensificou a partir dos anos 50 e 60, com a implantação da cafeicultura, tendo como importante figura, o italiano Geremia Lunardelli, chamado “o Rei do Café”, que comprava grandes propriedades, dividia em pequenos sítios e os vendia aos paulistas plantadores de café. Na década de 70, houve uma extensa exploração madeireira, que por uso indiscriminado e falta de controle ambiental, pôs fim a essa importante riqueza natural.

Atualmente Caarapó encontra-se em um novo ciclo de desenvolvimento com a chegada de novas industrias ligadas a produção de álcool e açúcar, além do biodiesel; impulsionando a chegada de novos moradores ao município.

Turismo

O Balneário Municipal Ayrton Senna atrai diversos turistas todos os finais de semana, provenientes principalmente das cidades vizinhas. A Praça Central Mário Martines Ribeiro se tornou uma atração.Temos também o turismo rural, onde inclui o Rio Piratini e a reserva indígena Te'Yikuê, localizada a 15 km da sede do município.

Moradores

Pessoas que tiveram participação importante na cidade, tanto em sua construção, como na vida pública ou em sociedade civil.

Mario Martinez Ribeiro (ex-prefeito); Nilson Lima (ex-deputado e ex prefeito); Arthur Prado (ex-prefeito); Armando Campo Belo (primeiro prefeito); João Nakayama (ex prefeito); Dr. Quinto di Domenico (ex- prefeito); Guaracy Boschilia (ex prefeito); Mateus Palma de Farias (prefeito); Jair Franco de Carvalho (um dos primeiros advogados e ex-presidente da camara); Mario Duran Leitão (ex presidente do hospital, ex-vereador, ex-vice-prefeito, um dos fundadores do Rotary Club); Joaquin Lins (ex presidente da Camara e fundador do AEC); Ramão Vargas de Oliveira (professor, um dos fundadores do Rotary Club); Jary de Carvalho Maciel; Frei Mateus (Pároco e Fundador do Hospital São Mateus); Miguel Vasconcelos (ex delegado); Albino Franco (Cristalina); Francisco Biagi (Cristalina); Zé Cearense (vereador por Nova América); Aureliano Severo Lins (empresário); Sussumo Kanomata (empresário); Dr. José Goulart Quirino (primeiro Juiz do município); Eleodoro Cassaro; Garcia Kemparks de Andrade (ex-presidente da Camara e um dos fundadores do Ratory Club); José Carlos Fagundes (ex-vereador); Luci Chaves; Dr. Gustavo (médico); Dr. Penteado (médico); Dr. Mariano (médico); Dr. Décio (médico e candidato a prefeito); Silvio Nakayama ; Jean Alves Rabelo (primeiro presidente do CEMA); Getulio Pando Alves ; Dr. João Glauco Alencar Arrais (um dos fundadores e primeiro presidente da OAB); Alceu José Leonel; Calu (personagem folclórico); Buga Elena (personagem folclórica); Antonio Bastos (Nova América); Narciso Menezes (professor); Candido Lemes (ex delgado); Moacir Franco de Carvalho (professor); Adelcio Mengatti (ex vice-prefeito); Nelson Leão (um dos fundadores do Rotary Club); Maria de Lourdes Severo Lins (fundadora da APAE, Antonio Peron, produtor rural, vereador por 04 mandatos; Paulo Yonekura (in memorian), um dos primeiros moradores de Caarapó, que foi comerciante e produtor rural; Afonso (Personagem Folclórico); André Guenzo Nagima (Chefe da Secretária de Fazenda de Caarapó); Felipe Souza Silva (Estudante).

População

Caarapó conta atualmente conforme dados do IBGE de 2010 com 25.763 habitantes tendo um aumento de 17% nesse novo período, porém acredita-se que estes dados ja estejam sendo constantemente aumentando pelo grande fluxo de entrada principalmente de trabalhadores que estão em busca de uma nova oportunidade de emprego na construção das industrias.