Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341

 

 
Chapadão do Sul 1 - MS Chapadão do Sul 2 - MS Chapadão do Sul 3 - MS Chapadão do Sul 4 - MS

Chapadão do Sul - MS

Chapadão do Sul - MS                                     Mato Grosso do Sul - MS                                  
População 19.654
Chapadão do Sul é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.

História

Em 1969, quando chegaram à região os primeiros habitantes vindos do Rio Grande do Sul, percebeu-se que nesses campos planos de terras vermelhas poder-se-ia implantar agricultura mecanizada, o que acabou acontecendo nos anos seguintes. Povoado em meados de 1973, recebendo o nome Chapadão dos Gaúchos, foi emancipado em 23 de outubro de 1987, passando a se chamar Chapadão do Sul. Chapadão do Sul desponta como importante e próspera cidade de Mato Grosso do Sul, com seus 20 mil habitantes. O grande motivador da existência de Chapadão do Sul foi a agricultura.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 18º47'39" sul e a uma longitude 52º37'22" oeste, estando a uma altitude de 905 metros em sua sede. Sua população estimada é de 21 mil habitantes. Possui uma área de 3862,41 km²

Relevo

Um terço do município compreende um planalto totalmente mecanizável com altitude média de 905m; o restante é formado de áreas mais baixas, 500 à 600m de altitude, levemente onduladas.

Hidrografia

Pertencente a Bacia do Rio Paraná > rios do município: Sucuriú, Indaiá, Aporé e Paraíso

Agropecuária

Graças ao cultivo inicialmente do arroz, da soja e do milho, surgiu Chapadão do Sul.

Hoje, consolidado o projeto de agricultura altamente tecnificada, produz o município outros produtos como soja, algodão, girassol, nabo forrageiro, mamona, milho, sorgo, milheto e cana-de-açúcar. São 140 mil hectares de lavouras macanizáveis.

Chapadão do Sul também conta com um rebanho de 250 mil cabeças de bovinos. Onde predomina o gado Nelore, fornecedor de matrizes também para o cruzamento industrial, praticado nas fazendas de atividade mista de agricultura e pecuária.

Resíduos da limpeza de cereais, como a soja, o milho, grãos de produtos menos nobres como o milheto e o caroço do algodão fornecem o confinamento em larga escala na região. Despontam raças como do Blonde D’Aquitaine, Angus, Simental, Brangus e Brasford.

Infra-estrutura

A cidade dispõe de toda infra-estrutura moderna, como escolas públicas, escolas particulares e faculdade de excelente qualidade, bem como a Universidade Federal de Mato Groso Do Sul - UFMS, quatro instituições bancárias (Sicredi, Bradesdo, HSBC e Banco do Brasil), hospital municipal, empresas para assistência do setor agronômico, rádios, jornais, provedores de internet, empresas multinacionais ligadas ao campo, comércio amplo e diversificado e prestadores de serviços nas mais diversas áreas.

Na área urbana, casas modernas em estilo arrojado demonstram a riqueza da região e o nível cultural dos seus habitantes.

Indicadores sociais

Chapadão do Sul, conforme pesquisa de universidades e institutos especializados, tem o melhor IDH-M, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, maior PIB, Produto Interno Bruto e o Segundo Menor Índice de Analfabetismo de MS. É o melhor lugar para se viver no estado.

Isso torna a cidade exemplo de desenvolvimento e um lugar propício para o turismo.

Centro de zona B

Chapadão do Sul, com 20 mil habitantes e 1 relacionamento direto, é um Centro de Zona B. Nível formado por cidades de menor porte e com atuação restrita à sua área imediata; exercem funções de gestão elementares. Chapadão do Sul fica entre Costa Rica, Cassilandia.

Administração

    Prefeito: Jocelito Krug (2009/2012)
    Vice-prefeito: Alírio José Bacca
    Presidente da câmara: Guerino Perius - (Legislatura 2009/2010)