Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341

 

 

 

Coxim 1 - MS Coxim 2 - MS Coxim 3 - MS Coxim 4 - MS

Coxim - MS

Coxim - MS                                                           Mato Grosso do Sul - MS                                  
População 32.180
Coxim é um município brasileiro situado no norte do estado de Mato Grosso do Sul.

É um centro econômico e turístico regional, sendo nacionalmente conhecida como "Capital do Peixe" e "Terra do Pé de Cedro". Abriga diversos ícones paisagísticos, como as cachoeiras Salto, Palmeiras e os Rios Taquari e Coxim. É o maior municipio da região norte de Mato Grosso do Sul, sendo o mais populoso da região e um dos unicos conhecidos nacionalmente.

Representa o 8º PIB do estado, estimado em cerca de R$ 700 milhões em 2008 (segundo o IBGE), e possui um dos maiores rebanhos de bovinos do estado. Contemplada por considerável número de hotéis, ranchos e pousadas, é um dos principais pontos de pesca do país. Vem se tornando um pólo universitário, sendo que nos últimos anos foram estabelecidas na cidade as Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul.

História

O Arraial de Beliago, primeiro nome do povoado, em virtude de seu fundador-Domingos Gomes Beliago, foi fundado em 1729 por força da Rota das Monções. A Rota das Monções era o caminho percorrido pelos Monçoeiros por vias fluviais em aproximadamente cem por cento do trajeto, que buscavam alcançar as minas auríferas de Cuiabá descobertas desde 1719. Os Monçoeiros eram exploradores, paulistas, aventureiros, missionários, soldados da coroa e toda espécie de seres humanos movidos pelo sonho do ouro, poder, riquezas e outras ideologias da época.

Desde Porto Feliz, na antiga Capitania de São Paulo, até as minas de Cuiabá, as viagens podiam levar vários meses de acordo com as adversidades climáticas e confrontos com as tribos locais. Caiapós e Bororos eram as tribos que habitavam o que hoje é a região de Coxim.

Ao chegar à confluência dos rios Coxim e Taquari, os Monçoeiros sabiam que o resto da jornada seria mais tranquila por conta da navegabilidade do rio Taquari, já que o trecho que o antecedia era repleto de cachoeiras e corredeiras; o que dificultava bastante a navegação, e o leito era muito estreito; o que favorecia o ataque dos nativos às esquadras de batelões (embarcação usada pelos Monçoeiros) e causava frequentes naufrágios com perda de efetivo e suprimentos.

Filhos da Terra

João Bosco e Vinícius (Dupla Sertaneja pioneira no circuito universitário)

Zacarias Mourão (importante músico, poeto e político brasileiro, compositor da lendária música: Pé de Cedro)

Geografia

Município situado na borda setentrional da Bacia do Alto Paraguai, Coxim é um dos principais pontos de pesca do país atraindo milhares de turistas, pescadores amadores, que buscam as águas piscosas dos rios Taquari, Coxim, Jauru e Piqueri, fazendo justo à denominação de "Capital do Peixe". Limita-se com Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora. Sua população é de 32 180 pessoas [IBGE 2010]. Situada numa região dominada antigamente por índios caiapós, Coxim é conhecida também por outras denominações populares como "Portal Monçoeiro do Pantanal" e "Terra do Pé-de-cedro".

Possui clima sub-úmido, com excedente de água no verão e falta dela no inverno. As temperaturas variam, em média, de 30°C a 45°C.

Com uma zona rural vasta, o município contém vários distritos ligados a ele, dentre eles os mais importantes são:

Economia

A pecuária aparece como principal atividade econômica, com quase duas mil cabeças de gado dedicadas ao abate ou à produção de leite. Sua economia baseia-se na agropecuária extensiva, pecuária, cultura e turismo. Coxim é um dos maiores produtores de soja do estado. Potencial de consumo (2005): 0.12%.

Centro de zona B

Coxim, com quase 50 mil habitantes e um relacionamento direto, é um Centro de Zona B. Nível formado por cidades de menor porte e com atuação restrita à sua área imediata; exercem funções de gestão elementares. Coxim é uma das 364 cidades no Brasil com a classificação Centro de Zona B.

Turismo e cultura

Sua natureza exuberante, importância histórica, cultura popular, infra-estrutura em equipamentos e serviços, além de seus maravilhosos produtos ecoturísticos fazem de Coxim não apenas uma rota alternativa no Centro-Oeste Brasileiro, mas também um dos maiores centros de visitação e ecoturismo de Mato Grosso do Sul. Tudo isso faz com que o ecoturismo seja uma das mais importantes fontes de renda do município. Em seus rios encontram-se peixes como o pacu, o pintado, o dourado, o cachara, piaus, piraputangas e curimbas entre outros. Possui hotéis que vão desde simples estruturas familiares até os de padrão 3 estrelas, com sauna, piscina, salão de jogos, etc.

Com mais de quatrocentos ranchos de pesca, entre hotéis pesqueiros e áreas para camping, a cidade possui um dos maiores complexos pesqueiros do centro-oeste do Brasil e um dos maiores pólos ecoturísticos do pantanal. São dezenas de hotéis, pousadas rurais, fazendas, restaurantes, bares, lanchonetes, boates e clubes à disposição do turista, além de uma imensa variedade em artes e artesanato regional. A gastronomia local também é uma atração à parte, toda a base de peixes e especiarias do pantanal e cerrado.

Turismo: Pousada Amaralina, Fazenda Cachoeira das Palmeiras, Balneário Santa Teresa, Balneário 1° de maior, Balneário Fortaleza, hoteis, Rio Taquari, Rio Coxim, , Sito Arqueológico "Furna do Retrato" Pantanal do Taquari, Pantanal de Paiaguás, Rota das Monções, Vila dos Diamantes.

Cultura: Casa do Artesão (Rua Antônio de Albuquerque, 100 - Centro), Museu Histórico e Arqueológico (Rua João Pessoa, 210 - Centro) e Sito Arqueológico "Furna do Retrato".

Eventos

Coxim ficou mesmo famosa na década de sessenta com o sucesso da música Pé de Cedro, de autoria de um dos mais ilustres filhos da terra, o poeta imortal Zacarias Mourão, e que lhe rendeu o apelido de Terra do Pé de Cedro, que perdura ainda hoje em função das constantes regravações deste sucesso por nomes como Irmãs Galvão, Milionário e José Rico e Sérgio Reis entre outros, e pela própria existência do Pé de Cedro original, que inspirou a música, localizado no centro antigo de Coxim.

Os principais eventos culturais da cidade são:

    Festa Do Divino Espírito Santo - mês de julho;
    Festa de São José - mês de março;
    Festa Do Peixe - mês de outubro;
    Expoxim - no inverno;
    Festa dos Nordestinos;
    Congresso da UMADECOR - União da Mocidade da Assembleia de Deus Ministério Belém em Coxim.
    Marcha para Jesus