Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341

 

 
Guia Lopes da Laguna 1 - MS Guia Lopes da Laguna 2 - MS Guia Lopes da Laguna 3 - MS Guia Lopes da Laguna 4 - MS

Guia Lopes da Laguna - MS

Guia Lopes da Laguna - MS                            Mato Grosso do Sul - MS                                  
População 10.368
Guia Lopes da Laguna é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.

Juntamente com Bonito, Bodoquena e Jardim, é um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico. Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente houve investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação e incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena.A cidade é conurbada com Jardim, a qual possui, junto com esta, 34.581 habitantes.

História

Os irmãos Gabriel e José Francisco Lopes foram os primeiros a desbravar a região no sul de Mato Grosso até a fronteira com o Paraguai. Em 1846 Gabriel Lopes adquiriu uma fazenda de pecuária ás margens do rio Apa. Em 8 de maio de 1867 na Guerra do Paraguai, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão. A partir daí foi iniciada a marcha até Bela Vista e em direção à Nioaque que durou 35 dias sob a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. 52 km depois, no dia 27 de maio de 1867, Guia Lopes falece de cólera a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final. Fora enterrado numa localidade que o homenageou, passando a se chamar Guia Lopes da Laguna, local onde foi construído o Monumento Histórico.

Em 14 de maio de 1946 Guia Lopes da Laguna foi emancipada, fato que ocorreu mais de 7 anos antes da emancipação de Jardim (este emancipado em 11 de dezembro de 1953). Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Economia

Suas principais atividades econômicas são a agricultura e pecuária.

Turismo

Guia Lopes da Laguna possui vários pontos de atração turística e a concentração elevada de calcário no solo favorece o aparecimento de rios de acentuada limpidez, formando cachoeiras e grutas de elevado valor científico. Juntamente com Bonito, Jardim e Bodoquena, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico.

Geografia física

Solo

No solo há as seguintes ocorrências minerais: cobre, areia, calcário calcítico e dolomito.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 272 m.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical (AW).

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. O rio Miranda banha a cidade.

Vegetação

Se localiza na região de influência do Cerrado.

Geografia política

Fuso horário

Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Grenwith.

Área

Ocupa uma superfície de de 1 210,472 km².

Subdivisões

Arredores

Nioaque, Jardim e Bela Vista

Localização

O município de Guia Lopes da Laguna está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Bodoquena). Localiza-se na latitude de 21º27’28” Sul e longitude de 56°06’51” Oeste. Distâncias:

    244 Km da capital estadual (Campo Grande)
    1323 km da capital federal (Brasília).