Campo Grande - MS
Campo Grande - MS

Capital Campo Grande - MS                       
Area (Km²)   357 124,962
Números de Municípios 79
População estimada em 2010        2 449 341

 

 
Laguna Carapã 1 - MS Laguna Carapã 2 - MS Laguna Carapã 3 - MS Laguna Carapã 4 - MS

Laguna Carapã - MS

Laguna Carapã - MS                                          Mato Grosso do Sul - MS                                  
População 6.493
Laguna Carapã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.

História

O Município de Laguna Carapã - MS, foi criado através da Lei nº 1261 de 22 de Abril de 1.992, desmembrado do Município de Ponta Porã - MS. Possui um distrito sede “Laguna Carapã” e três localidades, sendo Bocajá, Bom Fim e Carapã.

O municipio de Laguna Carapã é bastante destacado por sua qualidade de vida. Ótima cidade para desenvolvimento e lucros economicos, tanto na parte de agricultura, quanto na parte comercial.

O municipio de Laguna Carapã é novo ainda, com somente 3 prefeitos desde sua fundação. O primeiro prefeito foi José Evaldo Loli Guetti, Luiz Rocha e Oscar Luiz Pereira Brandão.

Geografia

Localiza-se na região Centro Oeste, situado ao Sul do Mato Grosso do Sul com as seguintes coordenadas geográficas: Latitude 22º e Longitude 53º. Limita-se ao Norte com a cidade de Dourados, ao Sul com Aral Moreira e Amambaí, a Leste com Caarapó e a Oeste com Ponta Porã.

O Município de Laguna Carapã localiza-se na região Centro - Oeste, situado ao sul de Mato Grosso do Sul e limita-se ao Norte com a Cidade de Dourados a uma distância de 65 km

CAPITAL: Limita-se ao Centro - Oeste da Cidade de Campo Grande que serve o Município como ponto de referência. Há uma distância média aproximadamente de 285 km.

RELEVO: Tem como Unidade de Relevo: Planalto, com altitude de: 511 m e Subunidade: Planalto de Maracajú e Planalto de Dourados.

TIPO DE SOLO: O Seu solo é bastante fértil, com predomínio de Latossolo Roxo e Latossolo Vermelho Escuro.

HIDROGRAFIA: Seus Recursos Hídricos são: Rio Dourado, Rio Piratini, Rio Guaimbé - Peri, Rio Amambaí e Ribeirão Douradilho, além dos vários córregos existentes nos limites do Município.

CLIMA: Predomina no Município o clima Tropical Sub - Quente Úmido.

PRECIPITAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS: A média anual é de 1500 – 1600 mm, com período de menor incidência no inverno e predomínio de maior incidência no verão.

TEMPERATURAS ANUAIS (MÉDIA): A temperatura mínima fica em torno de 10°C, a temperatura média de 20 - 24°C e a máxima de 35°C.

VEGETAÇÃO: Características: Florestas Sub - Montanha, Cerrado, Floresta Aluvial.

POPULAÇÃO: Hoje, de acordo com o último censo do IBGE, a população em 2010 está estimada em 6.488(seis mil quatrocentos e oitenta e oito ) habitantes. Existe cadastrado em 2007 no SIAB – Sistema de Informação Básica, do PSF – Programa Saúde da Família, uma população de 6.334 (seis mil trezentos e trinta e quatro) habitantes, sendo, 4.220 (quatro mil duzentos e vinte) habitantes na área urbana e 2.114 (dois mil cento e quatorze) habitantes na área rural.

Turismo

A cidade é conhecida pelo Concurso do Pé de Soja Solteiro, que acontece anualmente e quebra recordes sucessivos na produção dos pés de soja com maior número de vagens. A agricultora Isolde Catarina Bohn é a vencedora da 9a edição, com um pé de soja com mais de nove mil vagens.