São Luis - MA
São Luis - MA

Capital São Luis - MA                            
Area (Km²)   6.569.683
Números de Municípios 217
População estimada em 2010 331.935.507

 

 
Alto Parnaíba 1 - MA Alto Parnaíba 2 - MA Alto Parnaíba 3 - MA Alto Parnaíba 4 - MA

Alto Parnaíba - MA

Alto Parnaíba - MA                           Maranhão - MA                                 
População 10.765
Alto Parnaíba é um município brasileiro no extremo sul do estado do Maranhão.

Sua população é de 10.304 (Censo de 2007).

História

Situado na margem esquerda do Rio Parnaiba, onde primitivamente habitaram os índios "Tapuias", teve na pessoa de Francisco Luís de Freitas, seu primeiro voador quando, em busca de uma área adequada ao cultivo agrícola, ali se instalou, dando-lhe o nome de Fazenda Barcelona.
Posteriormente, Cândido Lustosa, abandonando o Piauí, veio fixar-se nas proximidades da Fazenda Barcelona, vindo a se constituir, também, em pioneiro do desbravamento na área, participando na construção da primeira Igreja e de muitas outras atividades, em benefício do lugar. Tempos depois, estes valorosos povoadores mudaram o nome do lugar para Vila de Nossa Senhora da Vitória.
A 19 de maio de 1866, Francisco Luís de Freitas e sua mulher Micaela Abreu doaram as terras de sua Fazenda Barcelona à Igreja local. A partir desse momento, a povoação foi se desenvolvendo, até ser criado o município.

Fundada em 19 de maio de 1866 com o nome de "Vila de Nossa Senhora das Victórias", atráves da doação para a Igreja Católica de partes das terras do Fazendeiro Francisco Luiz de Freitas e sua mulher Micaela de Abreu Freitas, antigos donos da Fazenda Barcelona a cidade começou na beira rio depois foi se expandindo. a cidade depois ganhou uma praça com a igreja matriz.

Foi fundada sobre a lideranca de Cândido Lustosa de Britto que indo contra os interreses do seu tio o Barão de Santa Filomena (José Lustosa da Cunha), que morava na cidade piauiense vizinha - Santa Filomena. A bandeira de Alto Parnaíba, foi criada através de concurso que envolveu todos os alunos das redes de ensino municipais e privadas do municípios, sendo escolhida por munícipis a bandeira criada pelo aluno da 8ª série do CECAP(Centro Educacional Cenecista de Alto Parnaíba) Dhiancarlos Teixeira Pacheco, de 16 anos, em 19 de maio de 1993. E assim tornando a bandeira Oficial do município.