São Luis - MA
São Luis - MA

Capital São Luis - MA                            
Area (Km²)   6.569.683
Números de Municípios 217
População estimada em 2010 331.935.507

 

 
Bacuri 1 - MA Bacuri 2 - MA Bacuri 3 - MA Bacuri 4 - MA

Bacuri - MA

Bacuri - MA                                       Maranhão - MA                                 
População 16.626
Bacuri é um município brasileiro do estado do Maranhão.

Sua população estimada em 2004 era de 16.429 habitantes.

Toponímia

Localização: bacuri, encontra-se localizada na Baixada Maranhense à noroeste da Ilha de São Luís-Ma. Clima tropical: A região caracteriza o clima tropical a amplitude térmica diária é maior que a amplitude térmica anual da temperatura média, isto é, entre o mês mais quente e o mês mais frio do ano.Com carctéristicas amazoneses...

Consoante a tradição corrente, a primeira missa no local foi celebrada por Frei David à sombra de um bacurizeiro e como caíssem alguns bacuris durante o ato religioso, o celebrante teria exclamado: "Bacuri"!. Daí surgiria o batismo do lugar. Segundo José Raimundo Ramos Garcês, o escritor do livro História Geral de Bacuri-Ma. A linguagem é a base das relações sociais e, em razão disso, os diversos grupos de uma comunidade linguistica organizam um código comunicativo próprio, formando, ao lado da língua-padrão, um universo semiológico. Adequado é,por isso falar-se em liguagem própria: há imperativa necessidade de uma disciplina que estude o código linguistico de Bacuri, independentemente do ensino acadêmico. Bacuri é uma cidade peculiar, e com tradições estranhas. Mais o seu povo, busca o registro abrangente dos dados suscetíveis de uma análise sémica dos discursos políticos.

Saúde: Os fatores de Riscos, estão relacionados principalmente à predisposição da Comunidade aos Patógenos, por falta de Saneamento Básico e uma Política continuada de Saúde Pública correta. Segundo o Enfermeiro Jorge Luis L. De Moraes. Atualmente, a Enfermagem vem tomando novas dimensões, demonstrando sua importância dentro do Município. O programa PSF é definido como prática Especializada que providencia e presta serviços de Saúde a população ativa. A prática incide na Promoção e no restabelecimento da Saúde, no contexto do Meio ambiente.

Economia: A pesca artesanal assume importante papel socioeconômico na ocupação de mão-de-obra, geração de renda e oferta de alimentos para a população, especialmente para as pequenas comunidades do meio rural.atualmente, respondem por aproximadamente um quarto da produção estadual de pescado. Os resultados permitem situar o Estado do Maranhão no contexto nacional da produção e exportação de pescado. No âmbito da cadeia produtiva são identificadas as características socioeconômicas, tecnológicas e produtivas da pesca artesanal e analisado o processo e as relações de comercialização. Por fim, apresentam-se as análises referentes à dimensão institucional e organizacional da cadeia produtiva com ênfase na falta de organização social, assistência técnica e o acesso a crédito.

Agricultura: Predomina o setor primário - agricultura e pecuária - ao lado de uma forte concentração de renda. Mais da metade de sua população recebe menos de meio salário mínimo brasileiro por mês. A falta de inrrigação. Além das perdas na produção agrícola e pecuária, também provocam redução da renda das famílias, perda de postos de trabalho e êxodo rural.

Educação: Bacuri necessita de maior investimento na educação fundamental. O ranking da qualidade do ensino público do País comprova que a Região Nordeste é a que necessita de mais investimentos na área da educação. De cada dez municípios incluídos entre os que têm os piores indicadores nas primeiras séries do ensino fundamental, oito estão no Nordeste. Devemos Pensar em uma Metodologia continuada e no desenvolvimento de competências. Nesse sistema, que procura integrar conhecimentos,habilidades e atitudes, o aluno deverá ser preparado para atuar no mundo do trabalho, como colaborador de uma empresa ou empreendendo seu próprio negócio. estimular a curiosidade e o engajamento do aluno”. Na opinião do Enfermeiro Jorge Moraes, “essa é uma iniciativa de fundamental importância, pois o novo modelo de educação profissional prevê currículos.

Etnia: O povo Bacuriense é multi-racial,se observarmos os dados populacionais de Bacuri, poderemos verificar que a taxa de natalidade tem diminuído nas últimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores. A adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes tem reduzido o número de gravidez. A entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal. Enquanto nas décadas de 1950-60 uma mulher, em média, possuía de 4 a 6 filhos, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, em média.

Pardos: 42,6% Brancos: 49,7% Negros: 6,9% Indígenas: 0,3%

POLÍTICA SOCIAL

As política social constituem mecanismos de reprodução da força de trabalho. Estas relações sociais de exploração! É o fundamento da sociedade capitalista. As condições sociais da sobrevivência vão além dos limites da Prefeitura e dos interesses capitalistas particulares e passam a relacionar-se com o próprio processo de sustentação do capital, tornando necessário uma regulação através da intervenção do Estado. A previdência social por exemplo, mantêm as aposentadorias e benefícios diferenciados conforme os salários: quem ganha mais, recebe mais. Quando o trabalhador é excluído da produção, pode receber aposentadoria ou seguro-desemprego. A forma pela qual o Estado estabelece desenvolve este vínculo entre o conjunto de produção e o conjunto da força de trabalho varia conforme as conjunturas, os momentos históricos, as correlações de força. Tantos a Prefeitura quantos os trabalhadores, os aposentados e os políticos, têm interesse na questão da previdência social. A própria previdência social tem parte de seus recursos proveniente de taxas e impostos. Os critérios de prestação dos benefícios não são as necessidades do trabalhador, mas a contribuição e a incapacidade de cada um. As políticas sociais compreendem não só a reprodução da força de trabalho diretamente ligada à produção, mas também daquela que esta excluída do processo produtivo, como as crianças e os velhos. No Brasil, no Maranhão e em Bacuri, os assalariados pagam a previdência, o FGTS, PIS, e o Fundo de Investimento Social, com esses fundos obrigatórios por lei o Estado arrecada uma grande quantia que não se destina exclusivamente ao pagamento dos benefícios sociais, mas também ao financiamento do investimento.