São Luis - MA
São Luis - MA

Capital São Luis - MA                            
Area (Km²)   6.569.683
Números de Municípios 217
População estimada em 2010 331.935.507

 

 
Balsas 1 - MA Balsas 2 - MA Balsas 3 - MA Balsas 4 - MA

Balsas - MA

Balsas - MA                                      Maranhão - MA                                 
População 83.537
Balsas é um município brasileiro do estado do Maranhão.

Sua população é de 83.459 habitantes, segundo censo do IBGE em 2010.

Encontra-se junto ao rio de mesmo nome, único afluente da margem esquerda do rio Parnaíba, com cerca de 510 km. É um centro sub-regional, com influência sobre o sul do vizinho estado do Piauí. Já teve os nomes de Santo Antônio de Balsas e Vila Nova.

História

O porto das Caraíbas, no rio Balsas, era o ponto de melhor acesso às fazendas do município de Riachão. O contínuo movimento de viajantes despertou interesse pelo local, fazendo com que surgisse, ali pequena casa de comércio. Seguiram-se outras moradas, cobertas de palha.

Sabedor da existência do novo núcleo de população, para lá se deslocou o baiano
Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões. Tomou-se líder da Povoação, a que denominou-se do povoado que, postioriomente elevado à categoria de Vila e à Cidade, com a mesma denominação.

Formação administrativa
Elevado à categoria de vila com a denominaçào de Santo Antônio de Balsas, pela lei estadual nº 15, de 07-10-1892, desmembrado de Riachão. Sede na vila de Santo Antônio de Balsas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1893.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santo Antônio de Balsas, figura no município de Riachão.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Santo Antônio de Balsas, pela lei estadua nº 775, de 22-03-1918.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei nº 820, de 30-12-1943, o município de Santo Antônio de Balsas passou a denominar-se simplesmente Balsas.
Em divisão territoriais datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica municipal
Santo Antônio de Balsas para Balsas alterado, pela lei nº 820, de 30-12-1943.

Economia

Destaca-se pela forte indústria de grãos, com grande destaque para a soja, sendo um do maiores produtores do Nordeste, além de indústrias extrativas de óleo de babaçu, transformação do buriti e fibras de palmáceas, como o tucum. Balsas liga-se a todas as capitais do Nordeste através da BR-230, trecho da Transamazônica, e às cidades ao sul do estado através da rodovia MA-006.

Turismo

O Rio das Balsas, principal ponto turístico desta cidade, é de águas cristalinas, e em época de estiagem das chuvas (maio-outubro) costuma-se descer o rio de bóia.

Em julho, época de férias e de maior movimentação na cidade,é grande o fluxo de bóias, desde o porto denominado Canaã até o porto da AABB. Nessa época, também há eventos na Beira-Rio(porto de maior concentração de pessoas no rio), tais como shows, concurso de descidas de bóias etc.