São Luis - MA
São Luis - MA

Capital São Luis - MA                            
Area (Km²)   6.569.683
Números de Municípios 217
População estimada em 2010 331.935.507

 

 
Bom Jardim 1 - MA Bom Jardim 2 - MA Bom Jardim 3 - MA Bom Jardim 4 - MA

Bom Jardim - MA

Bom Jardim - MA                             Maranhão - MA                                 
População 39.093
Bom Jardim é um município brasileiro do estado do Maranhão.

Localiza-se a uma latitude 04º44'30" sul e a uma longitude 44º21'00" oeste, estando a uma altitude de 40 metros. Sua população é de 39.224 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2009. Possui área de 6.771,88 km². Localiza-se às margens da BR-316, que a liga ao estado do Pará.

História

José Pedro, que era caçador, em uma de suas andanças, no ano de 1959, nessa terra, deparou-se com uma variante. Ficou curioso, mas prosseguiu o seu trabalho em busca das caças. Retornando ao seu lugar de origem, no povoado Águas Boas, município de Monção, comentou com os seus amigos sobre a fauna e flora da região e principalmente sobre uma variante encontrada que logo depois descobriu que se tratava do projeto da construção da estrada BR – 222, que ligavam o Maranhão ao Estado do Pará. Percebendo que aqui era um bom lugar para se viver, devido às terras férteis, mata, caça e muita água por conta dos rios e igarapés existentes. No mesmo ano voltou, fez a sua roça e seguida a sua residência às margens esquerda da referida variante, tornando-se o primeiro morador do lugar.

A notícia se espalhou pela região e o povo dos municípios vizinhos e também de outros estados como o Ceará e o Piauí por conta da seca naquela época, todos em especial os lavradores, atraídos pelas vantagens que essa terra oferecia faziam suas barracas de madeira, taipa ou palha de coco babaçu, botavam suas roças contribuindo assim para o rápido povoamento do lugar que foi denominado Centro José Pedro.

José Pedro Vasconcelos, conhecido como primeiro morador, também se tornou o primeiro administrador do lugar, devido ao fato de que todos os que aqui chegavam o procuravam para solicitar um local para fazer as suas residências. Era ele quem determinava a abertura de ruas, construção de casas e outros serviços.

Existiam outras variantes feitas pela PETROBRÁS, quando por aqui passavam sondando sobre a existência de petróleo na região. Estas serviam de caminhos usados pelos índios Guajajaras da Aldeia Gonçalves Dias às margens do Rio Pindaré. Em 1960, aproximadamente às 16 horas, certo número de pessoas da comunidade, entre elas o Zé Pedro, sua esposa dona Maria, Maria José, Valdivino pai da Carmelita, Dona Neusa e outros, estavam no Barracão do próprio Zé Pedro reunidos para discutir sobre a mudança do nome do povoado. Durante a conversa observam a existência de árvores do tipo Pau d’Arco, Cedro e outras, que formava uma bela paisagem. Nesse momento, achavam que o nome do povoado deveria ser Belo Jardim, pois era belo de se ver. Porém, numa análise mais profunda, Dona Neusa, que mora até a presente data em nossa cidade, na Avenida José Pedro, Alto dos Praxedes, comentou que além do colorido e do panorama espetacular o lugar tinha um clima aprazível, solo fértil, muita caça, peixe em abundância e uma grande variação de frutos nativos, como o babaçu, bacaba, bacuri, buriti, cacau, cajá, coroatá, cupuaçu, ingá, juçara, marajá, piqui, tuturubá, etc., por essa razão lugar deveria ser Bom Jardim pois era belo de se ver e bom de se viver. Mais tarde, graças ao esforço de um de seus antigos moradores, Gildásio Brabo, Bom Jardim tornou-se município pela Lei Nº 2735, de 30 de dezembro de 1966, totalmente desmembrado de Monção e conservando esta denominação. O aniversário da cidade é comemorado no dia 14 de março, desde o ano de 1967, data que marcou sua fundação.