São Luis - MA
São Luis - MA

Capital São Luis - MA                            
Area (Km²)   6.569.683
Números de Municípios 217
População estimada em 2010 331.935.507

 

 
Carolina 1 - MA Carolina 2 - MA Carolina 3 - MA Carolina 4 - MA

Carolina - MA

Carolina - MA                                   Maranhão - MA                                 
População 23.979
Carolina é um município brasileiro do estado do Maranhão.

Está localizado no Sul do Estado, à margem direita do rio Tocantins. É conhecido pelas suas diversas cachoeiras. Carolina é o ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde se localizam diversas cachoeiras e canyons.

História

A história de Carolina, com relação à fixação dos limites de seu território, foi bastante contenciosa, já que as duas províncias limítrofes - Maranhão e Goiás, hoje Tocantins - reivindicavam, para sim, a posse territorial da cobiçada área, repleta de terras férteis, campos verdejantes, águas cristalinas, além de uma paisagem agreste e exuberante constituída de serras, morros e colinas, que prende a atenção do viajante e inspira prosadores e poetas.

Carolina teve sua fase áurea, como a maiorias das cidades ribeirinhas do grande rio, no período que a navegação foi muito importante para a economia da região como meio de transporte até início da década de 1960.

Segundo Maria do Socorro Coelho Cabral, in Caminhos do Gado, no fim do século XVII e início do século XVIII, o governador do Maranhão, Antônio Saldanha da Gama, empreendeu esforços para pôr em prática a ordem real de descoberta, editada pela Carta Régia de 12 de março de 1978, complementada por outras providências oficiais de 5 de setembro de 1811. Esses esforços consistiam de autorização para fundação de uma Companhia de Navegação e para construção de um presídio na foz do Manoel Alves Grande. Embora mal sucedido o empreendimento do governo de Antônio Saldanha da Gama, é evidente que, à época, Carolina pertencia ao Maranhão.

Visão geral

Carolina é pitoresca, possui tudo o que uma cidade pequena tem, mas com inúmeros atrativos. Ainda que pequena no tamanho, mas imensa em relação ao significado histórico e também ao que representa para o sul do Maranhão. Carolina talvez seja a cidade mais bonita, mais tranqüila e mais gostosa de se viver.

A cidade perdeu quase tudo quando Juscelino decidiu construir a Belém-Brasília, passando a 100 Km de distância da cidade e criando em seu percurso outros pólos de desenvolvimento como os municípios de Imperatriz e Estreito. Ironia do destino ou não, a verdade é que Carolina soube conservar todo seu patrimônio natural e cultural a exemplo do seu acervo arquitetônico colonial e seus 22 rios perenes completamente desprovidos de poluição. Foi justamente pela quantidade de recursos hídricos na região que o município recebeu o título de "Paraíso das Águas".

Geografia

Com uma latitude de 7°19'58 sul e longitude de 47°28'08 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Tocantins, ao Sul do estado, em uma altitude de 148 metros, em média. A cidade é separada da cidade de Filadélfia (Tocantins) pelo Rio Tocantins.

Além de ser banhada pelo Rio Tocantins, Rio Lajes, Rio Farinha, Rio Itapecuru, Rio Manoel Alves, Rio Sereno, Carolina é cortada por rios menores e diversos riachos e córregos cortam a sede e o interior do município.

Clima

O clima da Chapada das Mesas é do tipo Tropical com duas estações bem distintas: uma seca e outra chuvosa. A pluviosidade média anual é de aproximadamente 1.600mm, concentrada nos meses de novembro a abril, trata-se de um clima tropical quente e seco, o regime térmico é pouco variável, oscilando entre 26° e 28°, baixando no mês de junho para aproximadamente 20°C.

Relevo

A maioria das áreas do município é considerada plana com leves acentuações, possui também áreas com declives elevados. O solo é Arenoso e argiloso. Dispõe ainda de alguns cânions, cavernas e formações rochosas (Platôs – bloco de rocha arenítica) que lembram esculturas. O pico mais alto do município é o Morro do Chapéu (365 metros).

Hidrografia

A rede hidrográfica do município é bastante rica, formada por rios perenes e temporários. Os rios pertencem a duas bacias hidrográficas: Tocantins e Paranaíba.

Vegetação

As condições ecológicas da área dos municípios de Riachão e Carolina são consideradas com a predominância do cerrado, especialmente do tipo cerradão. Podemos observar a presença de matas isoladas e matas ciliares. A sua vegetação é composta por Serrados, Caatingas, Chapadas, Várzeas e Brejos. Os campos são encontrados em menor número. Há também nos baixões existência de madeira de lei como: aroeira, pau’darco, tamburi, angelim, jatobá, cedro, sucupira, etc. Camaçari e Canjirana são encontradas nas matas ciliares. São plantas extrativas: piqui, bacuri, buriti, bacaba, caju, açaí, cajá, etc.