Goiania - GO
Goiânia - GO

Capital Goiânia - GO                            
Area (Km²)   340.086.698
Números de Municípios 246
População estimada em 2010 5.849.105


 

 
Anhanguera 1 - GO Anhanguera 2 - GO Anhanguera 3 - GO Anhanguera 4 - GO

Anhanguera - GO

Anhanguera - GO                            Goiás - GO                                      
População 1.017
Anhanguera é um município brasileiro do estado de Goiás.

Sua população estimada em 2010 era de 1 017 habitantes e a área total do município era de 44 km², tornando-o o menor município do Estado de Goiás, tanto em população, quanto em área, e ficando entre os menores municípios do Brasil.

História

O local onde se ergue a Sede Municipal pertencia à fazenda Santa Rosa, adquirida por Onofre Ferreira da sesmaria de Campo Limpo.
A construção da Estrada de Ferro Goiás, em 1908, deu á Região condições para desenvolvimento de um núcleo populacional. Onofre Ferreira não permitiu, contudo, a fixação de estranhos em suas terras.
Em 1924, com a venda da Fazenda a Belchior de Godoy, foi providenciada a planta da Cidade e o loteamento de uma área em volta da Estação, ali inaugurada. A construção de uma cerâmica, às margens do ribeirão Pirapetinga, de várias casas e estabelecimentos comerciais, marcaram o início do povoado de Anhanguera, nome já dado à Estação, lembrando a passagem do célebre bandeirante paulista pela região, rumo a Vila Boa (atual Goiás).

O Povoado, sob o impulso da via férrea, desenvolveu-se, alcançando a emancipação em 1955.
Em 1980, com a barragem de emborcação da Hidrelétrica de Furnas, tornou-se o menor Município do Estado. A indenização recebida da Companhia vem sendo aplicada em obras turísticas, hoje grande fonte de arrecadação do Município.

Os naturais de Anhanguera são chamados anhanguerinos.
Formação Administrativa
O Distrito foi criado em 11 de novembro de 1940 pela Lei Municipal n.º 15 e o Município, em 5 de novembro de 1953, pela Lei Estadual n.º 857.
Na ocasião, figurava somente com o Distrito Sede, situação em que permanece.