Goiania - GO
Goiânia - GO

Capital Goiânia - GO                            
Area (Km²)   340.086.698
Números de Municípios 246
População estimada em 2010 5.849.105


 

 
Aparecida do Rio Doce 1 - GO Aparecida do Rio Doce 2 - GO Aparecida do Rio Doce 3 - GO Aparecida do Rio Doce 4 - GO

Aparecida do Rio Doce - GO

Aparecida do Rio Doce - GO                          Goiás - GO                                                         
População 2.433
Aparecida do Rio Doce é um município brasileiro do estado de Goiás.

Sua população estimada em 2008 era de 2.830 habitantes. O município é grande produtor de gado de corte e suínos, localiza-se no sudoeste goiano à 290 km de Goiânia

Faz parte do Estado de Goiás, com cerca de 604 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 3.68 habitantes por km quadrado segundo o IBGE.

História

O município de Aparecida do Rio Doce foi instalado em 1º de janeiro de 1993. O primeiro prefeito do município foi o jornalista Darci Moreira de Lima, ex-repórter de televisão que retornou à sua cidade natal depois de 19 anos em Goiânia, onde fez carreira na imprensa. Darci realizou uma gestão inovadora e foi o responsável pela implantação de quase toda a infra-estrutura da cidade. No mandato do prefeito Darci Moreira, Aparecida do Rio Doce foi o único município de Goiás que não registrou um único homicídio em 4 anos de gestão.

Aparecida do Rio Doce, ao contrário da maioria dos municípios goianos, surgiu de forma planejada. A Prefeitura de Jataí aprovou o loteamento sobre o qual o novo núcleo populacional seria construído, em 17 de novembro de 1962. As primeiras pessoas a chegarem ao local construíram a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Os pioneiros foram atraídos pela pecuária e agricultura de subsistência.
A Lei Estadual nº 7.444, de 30 de novembro de 1971, eleva Aparecida do Rio Doce à condição de distrito. No dia 16 de janeiro de 1991, o distrito desvincula-se de Jataí e torna-se município.