Goiania - GO
Goiânia - GO

Capital Goiânia - GO                            
Area (Km²)   340.086.698
Números de Municípios 246
População estimada em 2010 5.849.105


 

 
Aragoiânia 1 - GO Aragoiânia 2 - GO Aragoiânia 3 - GO Aragoiânia 4 - GO

Aragoiânia - GO

Aragoiânia - GO                             Goiás - GO                                     
População 8.375
Aragoiânia é um município brasileiro do estado de Goiás.

Sua população estimada em 2004 era de 7.320 habitantes.

História

Na região havia uma parada de gado – local de descanso e ruminação dos animais – devido a este fato, a primeira denominação do município foi Malhadouro passou por Rosália, uma homenagem ao pioneiro José Cândido Rosa. Aragoiânia foi a última denominação, mas a cidade até hoje carrega o pseudônimo de Biscoito Duro. Apelido peculiar, devido ao local que era parada de lanche entre Goiânia e Rio Verde.

No dia 27 de abril de 1940, foi celebrada a primeira missa do povoado. Nesta época havia apenas meia dúzia de casas no local. Ainda neste referido ano surgiu a ideia da construção de uma capela, cujo terreno fora doado por José Cândido Rosa. Em 1946, este templo foi ampliado pelo sírio-libanês João Nasser, primo de Alfredo Nasser. Com o passar dos anos, a comunidade ajudou em diversas reformas, até o atual formato que a Igreja de Santa Luzia se encontra hoje. A igreja nunca mudou de local, sempre esteve na praça que também tem o seu nome.

A causa principal do povoamento de Aragoiânia foi a edificação de uma capela em louvor a Santa Luzia, sendo pioneiros do lugar as famílias de João Nasser, José Paulista e Bertoldo Lourenço.
Em virtude da existência local de um malhador de gado, o povoado recebeu o nome de "Malhador", denominação alterada mais tarde para "Biscoito Duro", alcunha referente à grande procura dessa iguaria no botequim do lugarejo e que perdurou por longos anos.

Em decorrência da proximidade da capital do Estado, o progresso da localidade se acentuava, dando-se a elevação do povoado a distrito, com o novo topônimo de "Aragoiânia", atribuído à fusão "Araguaia", o mais importante rio do Estado, e "Goiânia", em homenagem à jovem Capital.