Goiania - GO
Goiânia - GO

Capital Goiânia - GO                            
Area (Km²)   340.086.698
Números de Municípios 246
População estimada em 2010 5.849.105


 

 
Buriti Alegre 1 - GO Buriti Alegre 2 - GO Buriti Alegre 3 - GO Buriti Alegre 4 - GO

Buriti Alegre - GO

Buriti Alegre - GO                            Goiás - GO                                       
População 10.056
Buriti Alegre é um município brasileiro do estado de Goiás.

Sua população estimada em 2010 era de 10,056 habitantes tem como principal atração turistica o Lago da Brisas, que é um lago artificial formado pela barragem da Usina Itumbiara e fica á uma distancia de 28 km do centro da cidade,ressaltando que até o povoado de corumbazul que totaliza 90% do percurso, a estrada e coberta por pavimento asfaltico.

História

Sua origem remonta ao início do século XX quando formou-se o povoado em torno de uma capela em homenagem a Nossa Senhora D'Abadia. A referida capela teria sido erguida para pagar uma promessa de duas beatas - Maria e Siliana - vindas da cidade de Tupaciguara-MG. A imagem da santa foi trazida da referida cidade e as terras foram doadas para se erguer o povoado às margens do Ribeirão das Antas. A cidade foi fundada principalmente por famílias provenientes da região do Triângulo Mineiro, tendo grande destaque na criação do gado Zebu.

Emancipou-se no ano de 1927 separando-se do município de Itumbiara.

Atualmente o município se destaca na criação de gado, além do turismo e agricultura (principalmente da Banana Prata); o setor da agroindústria é o mais promissor atualmente.Uma das atividades que vem se desenvolvendo na regiao, a partir da instalação de uma grande empresa de abate de aves(SADIA), é a avicultura. O povoado de Buriti Alegre originou-se de uma capela consagrada, em 1910, a Nossa Senhora d’Aparecida e construída na fazenda Buriti, por Marta Maria Luíza e Silvana, netas de Maria Teixeira. A imagem da Santa foi transferida da primeira capela, na fazenda de Vicente Maneco, em Goiás, para Tupaciguara-MG, por determinação do Padre Joaquim de Souza Neiva.

Anualmente, realizavam-se festas em louvor à Padroeira. Isso contribuiu para a construção de inúmeras palhoças no povoado, que se desenvolviam graças à fertilidade de suas terras e pastagens favoráveis à criação extensiva de bovinos. Uma área de 74 alqueires goianos foi dada por Dona Ana Rita do Espírito Santo para a formação do patrimônio. A partir dessa doação, Buriti Alegre cresceu rapidamente, tornando-se distrito, em 30 de junho de 1914, pela Lei Municipal nº 72, de Catalão. Recebeu categoria de Vila, em 24 de junho de 1920, pela Lei Estadual nº 654, instalando-se em 31 de julho do mesmo ano.