Goiania - GO
Goiânia - GO

Capital Goiânia - GO                            
Area (Km²)   340.086.698
Números de Municípios 246
População estimada em 2010 5.849.105


 

 
Buritinópolis 1 - GO Buritinópolis 2 - GO Buritinópolis 3 - GO Buritinópolis 4 - GO

Buritinópolis - GO

Buritinópolis - GO                          Goiás - GO                                       
População 3.319
Buritinópolis é um município brasileiro do estado de Goiás.

Sua população estimada em 2004 era de 3.552 habitantes.Lugar pacato de pessoas hospitaleiras, possui pouco mais de 18 anos um jovem entre os municipios da região mas que a apresenta um desenvolvimento consideravel. cidade nal qual o turismo vem crescendo a cada dia devido as cochoeiras do municipio que realmente são espetaculares, a cidade pussui alguns moradores ilustres, pois ajudaram e ajudam em sua construção social política, dentre eles: Valdivina, Jorgino, João Orestes, Acy, Aparecida; enfim, são pessoas atuantes no município. O município, teve sua emancipação, graças ao esforço contínuo de pessoas inesquecíveis, dentre as quais, cito Dona Maria Teixeira, mulher que trabalhou em benefício de todo o povo.

História   

Buritinópolis tem sua história iniciada por volta de 1950. A população que habitava a fazenda Martinópolis, à margem do Rio Corrente, construiu ponte de acesso a Alvorada, por duas vezes, e, na época da cheia, as águas derrubavam a ponte. A população, que já tinha a intenção de morar em uma cidade estruturada, se cansou das dificuldades e decidiu mudar para as terras doadas pelos pequenos proprietários da região, às margens do Rio Buriti, por volta de 1975. Aí foi construída a igreja em louvor de São Francisco Xavier, padroeiro do lugar.

A população morava em barracos de tábuas, que proliferavam no local. Assim, a pequena cidade começou a se desenvolver. Passou a se chamar Buritis, sendo distrito de Mambaí. Com a emancipação, em 9 de abril de 1992, o município passou a chamar-se Buritinópolis, devido ao Rio Buriti, e como homenagem a Martinópolis.

Buritinópolis tem a maior área territorial de todos os municípios do Nordeste Goiano. São 225 quilômetros quadrados de terras férteis e subsolo rico em minerais.