Goiania - GO
Goiânia - GO

Capital Goiânia - GO                            
Area (Km²)   340.086.698
Números de Municípios 246
População estimada em 2010 5.849.105


 

 
Cabeceiras 1 - GO Cabeceiras 2 - GO Cabeceiras 3 - GO Cabeceiras 4 - GO

Cabeceiras - GO

Cabeceiras - GO                            Goiás - GO                                      
População 7.346
Cabeceiras é um município brasileiro do estado de Goiás.

História

O povoamento de Cabeceiras teve origem nos idos de 1942, com a construção de uma casa residencial por Antônio Ribeiro de Andrade, conhecido por "Antônio Baiano", seguida por uma capela em louvor a Santa Rosa de Lima, na vertente do Córrego Taboquinha.

Devido à fertilidade do solo e ao clima agradável, novas famílias se instalaram na região, com a criação de casas comerciais e pequenas indústrias, formando-se um povoado que recebeu a denominação de "Cabeceiras", por localizar-se nas nascentes do córrego Taboquinha, pertencente à Bacia do São Francisco.

Paralelamente ao comércio, a atividade com lavoura e criação de gado cresceu expressivamente, graças à fecundidade da terra e riqueza das pastagens naturais, vindo a tornar-se as principais fontes econômicas da localidade.

Elevado a Distrito pela Lei Municipal nº 44, de 29 de dezembro de 1952, pertencente ao município de Formosa. Foi elevado à categoria de município com a mesma denominação, pela Lei Estadual nº 2102 em 14 de novembro de 1958, desmembrando de Formosa com sede no Distrito de Cabeceiras sendo instalado em 1º de janeiro de 1959.

Junto com Cristalina e Formosa faz parte da Bacia do São Francisco.