Goiania - GO
Goiânia - GO

Capital Goiânia - GO                            
Area (Km²)   340.086.698
Números de Municípios 246
População estimada em 2010 5.849.105


 

 
Cachoeira Dourada 1 - GO Cachoeira Dourada 2 - GO Cachoeira Dourada 3 - GO Cachoeira Dourada 4 - GO

Cachoeira Dourada - GO

Cachoeira Dourada - GO                         Goiás - GO                                                  
População 8.267
Cachoeira Dourada é um município brasileiro do estado de Goiás.

História   

Cachoeira Dourada teve início em 1938, quando os pioneiros Bernardes e Eurípedes Paes Lemes doaram 40 alqueires de suas fazendas para a formação do patrimônio (denominação usada, até o início do século 20, para designar locais e obras da igreja Católica). Os dois construíram uma capela e logo começaram a surgir casas ao redor, tendo início, assim, o desenvolvimento da cidade.

A origem do nome Cachoeira Dourada tem duas versões. Uma delas é a lenda segundo a qual, logo acima da cachoeira, existia uma ilha transformada em cemitério pelos índios Caiapós. Sepultados dentro de um pote com todos os objetos particulares, os índios tinham suas almas protegidas por um arco-íris formado pelo brilho do sol em contato com a água. Após o sepultamento, os índios pediam para que a cachoeira protegesse seus filhos.

A outra versão diz que o nome Cachoeira Dourada foi escolhido por causa da grande quantidade de peixes que existia no Rio Paranaíba, na época, ao ponto de deixar as águas amareladas.
Cachoeira Dourada era ligada a Itumbiara. O desmembramento aconteceu em 14 de maio de 1982.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 18º29'30" sul e a uma longitude 49º28'30" oeste, estando a uma altitude de 459 metros. Sua população estimada em 2004 era de 8.537 habitantes. Possui uma área de 522,74 km².

Turismo

O lago de Cachoeira Dourada, localizado no rio Paranaíba com uma extensão de 65km, é formado pela barragem de Cachoeira Dourada, onde foram descobertas as delícias das águas quentes e salgadas que agora começam a se transformar em fenômeno de considerável atração turística, com temperatura média de 38°C, de diversos efeitos terapêuticos. A cidade conta também com águas termais e salgadas, com o Parque das Águas Ademar Vieira com sua praia artificial e com a água de coco.