Vitória - ES
Vitória - ES

Capital Vitória - ES                               
Area (Km²)   46 077,519
Números de Municípios 78
População estimada em 2010 3 512 672

 

 
Linhares 1 - ES Linhares 2 - ES Linhares 3 - ES Linhares 4 - ES

Linhares - ES

Linhares - ES          Espirito Santo - ES
População      141 254
Linhares é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Localiza-se a uma latitude 19º23'28" sul e a uma longitude 40º04'20" oeste, estando a uma altitude de 33 metros. Sua população em 2010 era de 141.254 habitantes. Possui uma área de 3502 km². Linhares é a cidade capixaba com maior extensão litorânea e maior extensão territorial.

Neste município há duas reservas florestais, a de Sooretama e a da Cia. Vale do Rio Doce. Esta última é o único local onde ainda é encontrada uma árvore rara da Mata Atlântica, a Buchenavia pabstii, em extinção.

História

Origens

A vigilância ao tráfico de ouro através do rio Doce deu origem ao Povoado de Coutins, onde, em 1800, foi implantado o Quartel Militar, com o mesmo nome, que fazia a proteção da navegação do Rio Doce. Os índios do grupo Botocudo, nação Gê ou Tapuia, primeiros donos das terras, resistiam tenazmente a qualquer colonização branca na área, até que sucubiram diante do poderio das armas às suas, sendo que os colonizadores os dizimaram totalmente.

O primeiro povoado foi inteiramente destruído por ataques dos índios botocudos. E em 1809, outro povoado foi levantado no mesmo lugar, recebendo o nome de Linhares, em homenagem a Dom Rodrigo de Sousa Coutinho, o conde de Linhares. O povoado ficava situado num platô em forma de meia-lua, às margens do rio Doce. No leste e no oeste do povoado ficavam situados dois quartéis militares para avisar a população de prováveis ataques dos indígenas: um quartel estava situado onde hoje é o Bairro Aviso (daí o nome). O outro, localizava-se nas proximidades de onde fica hoje o Colégio Estadual.

Em 1819, é feita, por ordem de Francisco Alberto Rubim, uma "Vista e Perspectiva do Povoado de Linhares", e nela, vê-se também a Primeira Igreja, construída sob o patrocínio de Rubim. O povoado foi construído em volta de uma praça quadrada (atual Praça 22 de Agosto), que guarda até hoje seu traçado original. Nessa praça que os índios dançavam e cantavam no passado.

Geografia

Clima

O clima da região pode ser classificado de tropical quente e seco, com chuvas no verão e inverno seco.

Devido à grande modificação da paisagem, principalmente no que concerne as matas, o clima está descaracterizado, havendo ligeira diminuição das precipitações nos meses de inverno, por causa da penetração das massas polares vindas do sul. Antigamente a vegetação diminuía o ímpeto desta penetração e, agora, nota-se certo desequilíbrio na primavera e verão, quando são alternados os índices de maiores ou menores precipitações. Linhares foi inclusive incluida na Sudene por apresentar períodos consideráveis de estiagem o que prejudica imensamente a Pecuária e a Agricultura.

De acordo com os dados fornecidos pela Estação Experimental Filogônio Peixoto, Linhares - ES, a temperatura média em 10 anos (1968-1978) e as precipitações pluviométricas, média em 10 anos, são as seguintes:

Temperatura:

    Máxima: 32° s
    Mínima: 19,6°
    Média: 23,4°.
    Recordes: 40 ℃ de máxima, 11 ℃ de mínima

Precipitação pluviométrica: 1.193 mm/ano.

Meses mais chuvosos: janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro; sendo que, a partir de 1979, vêm ocorrendo modificações, com maiores precipitações em: janeiro, fevereiro e dezembro, eles também são os meses em que o calor é maior.

Economia

O município destaca-se por ser o maior produtor de Mamão do estado (como o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, que é o maior exportador de papaia do mundo, então Linhares está entre os maiores exportadores desse fruto para o mundo). Além disso, Linhares destaca-se por sua indústria moveleira, pela produção de álcool, pela produção de cacau, pela produção de confecções e pela produção de petróleo e gás natural. Ultimamente, a cidade tem recebido grandes investimentos de infraestrutura, devido aos recursos provindos da exploração de petróleo e gás. Isto tem atraído diversas empresas e modificado a economia que, até a década de 1990, tinha forte ligação à atividade agrícola. Linhares tem crescido acima da média estadual e nacional, tanto economicamente quanto populacionalmente. Segundo os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Linhares é a 2ª cidade mais populosa do interior do estado do Espírito Santo, com 141.254 habitantes (IBGE - 2010). Até 2020, a população deverá saltar para mais de 200.000 habitantes. Devido ao rápido crescimento e desenvolvimento, a cidade tem expandido seu setor imobiliário, que tinham foco voltado somente para a região metropolitana (Grande Vitória). A construção de diversos hotéis e edifícios tem modificado aos poucos o skyline da cidade. Um hipermercado está sendo construído e diversas empresas da área de shoppings centers estudam a viabilidade da instalação de empreedimentos desse porte.

Turismo

Está localizada no município de Linhares uma das maiores reservas naturais da mata atlântica, a reserva de Goitacazes, além da reserva particular da Companhia Vale do Rio Doce, a Reserva de Sooretama. Devido a sua topografia extremamente plana, Linhares tem 69 lagoas, algumas de grande porte, como a Lagoa Juparanã, com 30 km de extensão por 4 a 5 km de largura. As lagoas oferecem um importante atrativo turístico, sendo visitadas por milhares de pessoas constantemente.

Linhares é de fácil acesso, pela proximidade da Capital (Vitória), dotada de porto e aeroporto.

A cidade é cortada ao meio pela BR 101, a principal rodovia brasileira. Por ter sido planejada, a cidade possui ruas amplas e longas, bem pavimentadas. As quadras são regulares. A cidade, como todo o município, é plana, com pequenas colinas levemente onduladas. Cercada de florestas, o centro da cidade é visitado por pássaros silvestres e outros animais.

Devido a seus recursos naturais e sua localização, a cidade está em pleno desenvolvimento. As praias, apesar da dificuldade de acesso (45 km da sede, em estrada parcialmente pavimentada), atraem turistas por serem ótimas para a prática de surf, pesca oceânica e tranquilidade junto à natureza. O litoral de Linhares possui uma unidade do Projeto TAMAR (tartarugas-marinhas), na vila de Regência, por ser um local de reprodução desses animais, especialmente da tartaruga de gigante. O Rio Doce, o maior do estado e um dos maiores da Região Sudeste, tem sua foz no município, e atravessa a cidade de Linhares. O Delta do Rio Doce forma um espetáculo natural que atrai a visita de muitos turistas. Outro atrativo do litoral de Linhares é a Praia de Barra Seca, onde é praticado o naturismo. Na área próxima existe infra-estrutura com pousadas para receber os visitantes.