Vitória - ES
Vitória - ES

Capital Vitória - ES                               
Area (Km²)   46 077,519
Números de Municípios 78
População estimada em 2010 3 512 672

 

 
Marataízes 1 - ES Marataízes 2 - ES Marataízes 3 - ES Marataízes 4 - ES

Marataízes - ES

Marataízes - ES       Espirito Santo - ES
População 34 147
Marataízes é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. No litoral Sul do Espírito Santo está localizado o Município de Marataízes, um balneário que concentra um grande número de lagoas, que em harmonia com falésias e mais de 20 km de litoral, compõe um ambiente natural que encanta a comunidade local e aos turistas que escolheram Marataízes como seu destino da viagem.

Segundo o censo 2010 do IBGE, Marataízes tem uma população de 34.147 habitantes, sendo assim o segundo maior município em população no litoral sul do estado do Espírito Santo.

Marataízes também é conhecida no país pelo grande número de homossexuais que habitam a cidade, pois em todo verão fica visível as aparições dessas pessoas usando trajes inadequados, e durante o ano o pier 3 é o fervo uma boate conhecida que fica no centro.

História

Marataízes partilha sua origem histórica com o município de Itapemirim, cujo povoamento se iniciou em 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu fazenda perto da foz do Rio Itapemirim. Em 1700 chegavam da Bahia, Domingos Freitas Bueno Caxangá, Pedro Silveira e outros, que se ocuparam da cultura da cana-de-açúcar, dando continuidade à construção do povoado.

Em 1771, quando os índios Puris atacaram as Minas do Castelo (atual município de Castelo), seus moradores se refugiaram na foz do rio Itapemirim, fundando, naquele local, a Freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio, hoje Barra do Itapemirim. Devido às facilidades de transporte e à segurança oferecida pelo ancoradouro interno a pequenas embarcações, a Freguesia progrediu rapidamente. Foi, sem dúvida, o ponto de partida de toda a colonização do Sul do Espírito Santo. O Porto da Barra do Itapemirim era a porta de saída de produtos da terra e a entrada dos primeiros colonizadores. Pela Barra do Itapemirim entraram homens e as máquinas, o progresso, a civilização, a cultura e a arte. Pelo porto entraram os vagões da Estrada de Ferro e saiu toda a produção de açúcar, aguardente e café, que já em 1852 era superior a cem mil arrobas, ou seja, mil e quinhentas toneladas.

Em 1991 o Marataízes se emancipou se tornando um município independente.

Origem do nome

Acredita-se que o nome “Marataízes” tem sua origem da língua tupi-guarani, com o significado “água que corre para o mar”, graças à grande quantidade de lagoas que vão ao encontro de mar.

Mas é comum ouvirmos diversas lendas indígenas, como a da índia Ísis que ao morrer provocou uma euforia e tristeza na tribo, fazendo com que os demais índios gritassem a frase “Mataram Ísis” e, ainda, a da índia Taís, que recebera como presente de seu pai, chefe da tribo, a praia que habitava, daí, “Mar Taís”. Outra versão é de que o nome se origina de uma função da linguagem e da religião utilizada pelos negros que aqui habitavam e tinham como dialeto a língua “marata”, das tribos africanas “bantos”, e que veneravam a deusa Ísis, protetora das famílias.

Geografia e economia

A geografia de Marataízes se caracteriza por florestas tropicais costeiras próximas ao mar. O município é banhado pelo Oceano Atlântico tendo também porções de lagoas de água doce.

Na economia local se destacam a agricultura da plantação de abacaxi, a pesca oceânica, e o turismo que no verão recebe um grande número de turistas muitos deles vindos do sul do Espírito Santo, além de estados vizinhos, principalmente Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O município também faz divisa com Presidente Kennedy grande polo nacional de extração de petróleo, o que garante royalties a prefeitura e investimentos no setor petrolífero. O polo urbano, comercial, educacional e industrial mais próximo é Cachoeiro de Itapemirim.

Praias

Praia dos Cações - É uma praia cercada por morros, ideal para a prática do windsurf e da pesca em Marataízes.

Praia do Siri - Suas ondas fracas e uma lagoa são as características marcantes da Praia do Siri. Essa é uma das praias de Marataízes, mais propícias à prática de esportes náuticos.

Praia do Centro - Praia de águas calmas e areia fofa, localizada exatamente no Centro de Marataízes.

Além das praias citadas acima Marataízes ainda tem como opção os seguintes lugares, que totalizam mais de 25 km de praias: Praia Bacia das Turcas, Praia da Areia Preta, Praia da Barra, Praia da Boa Vista, Praia da Cidade Nova, Praia das Cruzes, Praia da Lagoa D'antas, Praia da Lagoa Funda, Praia das Arraias e Praia do Pontal.