Vitória - ES
Vitória - ES

Capital Vitória - ES                               
Area (Km²)   46 077,519
Números de Municípios 78
População estimada em 2010 3 512 672

 

 
Alegre 1 - ES Alegre 2 - ES Alegre 3 - ES Alegre 4 - ES

Alegre - ES

Alegre - ES                    Espirito Santo - ES      
População 30 784
Alegre é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. O município abrange uma área de aproximadamente 778,6 km². O clima é quente e chuvoso, no verão, e seco, no inverno. Segundo dados do IBGE, a população do município em 2010 é de 30.784 habitantes, sendo que um pouco mais de 18.000 residem na sede, e o restante é divido entre os 7 distritos: Araraí, Café, Rive, Celina, Santa Angélica, Anutiba e São João do Norte. O IDH do município é 0,739, classificado como Médio Baixo, estando na 32ª posição entre os 78 municípios do estado.

Cachoeira da Fumaça

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça foi criado através do decreto n° 2.791-E (24 de agosto de 1984) e complementado através do decreto n° 4.568-E (21 de setembro de 1990), quando o então Governo do Estado, atendendo a uma demanda de moradores dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo e de outros estados da Federação, desapropriou uma área de 27 hectares, coberta basicamente de pastagem, mas que continha em seu interior a Cachoeira Braço Norte Direito ou Cachoeira da Fumaça.

A cachoeira tem esse nome devido à neblina que se eleva acima da mesma.

Festival de Música de Alegre

O Festival de Alegre surgiu como uma festa universitária em 1980 com os objetivos de divulgar a Música Popular e revelar novos nomes para o cenário nacional, tanto de compositores como de intérpretes. Na década de 90, o evento tomou outras proporções com o aumento significativo da divulgação, o que explica o sucesso de inscrições e de público a cada ano.

Em 2005, o Festival emplacou seu recorde ao receber 1.880 músicas para a pré-classificação, 57% a mais que no ano anterior, incluindo inscrições de outros países. Nos últimos 5 anos, mais de 6.000 músicas foram inscritas. A estimativa para este ano é um crescimento de 10% a 15%.

O sucesso no aumento do número de inscrições também é extensivo ao público que circula por Alegre durante o evento. Na década passada, o município recebia 10 mil visitantes durante o Festival. No ano 2000 esse número subiu para 100 mil visitantes, e para 2006 eram esperados 150 mil espectadores. O Festival oferece uma das maiores premiações do Brasil.

Atualmente, o evento acontece no Centro de Lazer Geraldo Santos, uma área que possui mais de 30.000 m². O local abriga uma completa infra-estrutura de palco, sonorização, iluminação, camarote, praça de alimentação, arquibancadas e banheiros químicos, além de postos de atendimento médico e policial.

Além do evento em si também acontece o "Rock da Tarde" e o "Tarde Folia". "Rock" é a gíria capixaba para "festa", "balada", e é por isso (e não pelo gênero musical) que o "Rock da Tarde" recebe esse nome. O evento ocorre durante todas as tardes da época do festival na cidade, sendo comandado normalmente pelo palco onde ocorrem as disputas das músicas do festival (com bandas de todo o país e até de fora do país), e também pela "Casa da Jovem Pan" e por carros de som em todas as ruas. Já o "Tarde Folia" é uma micareta fechada com trio elétrico, e acontece em apenas um dos dias do festival.

Edições mais recentes

24º Festival de Música de Alegre (2007): Quarta 6/6: Estado de Sítio, Jeito Moleque, Skank, Leandro Sapucahy e Jammil e Uma Noites
Quinta 7/6: Beijo com Mel, César Menotti e Fabiano, Asa de Águia, Charlie Brown Jr., Armandinho
Sexta 8/6: Void, Vanessa da Mata, Capital Inicial, Ivete Sangalo, Papas da Língua
Sábado 9/6: ZeroDoisSete, Marcelo D2, O Rappa, Lauryn Hill e Banda Eva

23º Festival de Música de Alegre (2006):
Quarta 14/06: Bruno e Marrone, Chiclete com Banana, Barão Vermelho e Vixe Mainha
Quinta 15/06: Charlie Brown Jr, Lulu Santos, Jota Quest, Asa de Águia e Forfun
Sexta 16/06: Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, Babado Novo, Banda Calypso e Grupo Revelação
Sábado 17/06: Maria Rita, O Rappa, CPM 22, Jammil e Uma Noites e Dj Malboro.

22º Festival de Música de Alegre (2005):
Quarta 25/05 - Lorenson, Zezé di Camargo e Luciano, Babado Novo, IRA, Nando Reis e Solana
Quinta 26/05 - Pitty, Skank, Marcelo D2, Eagle-Eye Cherry, Rapazolla e LDA
Sexta 27/05 - Ney Matogrosso, Jota Quest, Ivete Sangalo, Araketu e Bandéia
Sábado 28/05 - Engenheiros do Hawaii, Daniela Mercury, Asa de Águia, O Rappa e Nave

21º Festival de Música de Alegre (2004):
Quarta 09/06: Cristian Greik, Rionegro & Solimões, Chiclete com Banana, Capital Inicial, Detonautas Roque Clube e Caiçara
Quinta 10/06: Lulu Santos, Charlie Brown Jr, Skank, Sepultura e Símios
Sexta 11/06: Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Zeca Pagodinho, Babado Novo e Mais Astral
Sábado 12/06: Rita Lee, Titãs, Ivete Sangalo, O Rappa e Dibob's

Filhos ilustres

O cantor e compositor brasileiro Paulo Sérgio de Macedo nasceu no município Alegre em 10 de março de 1944. Faleceu em São Paulo, em 29 de julho de 1980. Transformou-se na personalidade de maior vulto nascida na cidade.

Não fosse sua morte prematura, aos trinta e seis anos, em decorrência de um derrame cerebral, Paulo Sérgio certamente seria lembrado como um dos maiores nomes da música romântica nacional. O cantor e compositor capixaba iniciou sua carreira em 1968, no Rio de Janeiro, lançando um compacto com o sucesso Última Canção. O disco obteve sucesso imediato e vendeu 60 mil cópias em apenas três semanas, transformando seu intérprete num fenômeno de vendas. A despeito da curta carreira, Paulo Sérgio lançou treze discos e algumas coletâneas, obtendo uma vendagem superior a oito milhões de cópias.