Vitória - ES
Vitória - ES

Capital Vitória - ES                               
Area (Km²)   46 077,519
Números de Municípios 78
População estimada em 2010 3 512 672

 

 
Mimoso do Sul 1 - ES Mimoso do Sul 2 - ES Mimoso do Sul 3 - ES Mimoso do Sul 4 - ES

Mimoso do Sul - ES

Mimoso do Sul - ES Espirito Santo - ES  
População 25 898
Mimoso do Sul é um município brasileiro do estado do Espírito Santo.

História

Situada no extremo Sul do ES, Mimoso do Sul recebeu muitos imigrantes italianos. Já recebeu as denominações de Ponte de Itabapoana, Monjardim e São Pedro entre outros, até o nome atual de MIMOSO DO SUL. Tem grande potencial de crescimento, privilegiada pela sua posição geográfica fica a 44 km de Cachoeiro de Itapemirim, 87 km de Campos dos Goytacazes - RJ e 173 km de Vitória, com grande facilidade de entrada e escoamento de produtos, é a principal produtora de café do Sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leitera a principal fonte de renda da cidade desde o século XIX. As indústrias da cidade basem-se em beneficiamento de Mármore e Granito, a produção é voltada para o mercado externo. Nascida entre montanhas, de topografia acidentada, rica em minerais, pedras preciosas e água doce, de clima agradável e com vários pontos turísticos.

Geografia

Mimoso está localizado à 173 km de Vitória, na mesorregião Sul-Espíritossantense. Seu relevo é relativamente acidentado com 69% de sua área acima dos 600m. Possui 867 km de extensão territorial sendo a terceira maior em extensão territorial do Sul do ES, perdendo apenas para Afonso Cláudio e Cachoeiro de Itapemirim.

Os pontos mais altos são: Pontões com 1.938 metros de altitude, localizado no distrito de Conceição do Muqui. O pico do Estrela Dalva com 1.050 metros de altitude, localizado no distrito de São José das Torres.

Pico do Farol com 800 metros de altitude, localizado em São José das Torres e o pico da Torre de TV com 700 metros de altitude, localizado em Mimoso do Sul.

Hidrografia

A cidade pertence a bacia do Rio Muqui e Rio Itabaopana.
Rio Itabapoana.

Vários rios banham a região, sobressaindo-se o Muqui do Sul e o Itabapoana, este servindo de limite entre Mimoso do Sul e o Estado do Rio de Janeiro. Três lagoas devem ser mencionadas: a dos Cágados, a da Conga e a Mata-Fome. O Itabapoana é navegável desde Limeira, até sua foz, em Barra do Itabapoana, na extensão aproximada de 120 km. A navegação é irregular onde são empregadas embarcações de pequeno calado. O Rio Muqui do Sul é totalmente mimosense, nasce no Córrego das Almas, na Fazenda Oriente, no distrito de Conceição do Muqui no extremo norte do município conhecido como Cabeça de Cachorro, e corta serras e vales até a sua foz no Rio Itabapoana.O município conta com 17 quedas d’água, que vêm sendo aproveitadas, para produção de energia elétrica, onde se encontram duas usinas no Rio Muqui do Sul(Usina Rubens Rangel e Usina Aparecida) hoje desativadas e em ruínas, e uma no Rio Itabapoana (PCH I Pedra do Garrafão) inaugurada em 2008, para o acionamento de máquina de beneficiar café e movimentação de moinhos de fubá.

Turismo

Uma região rica em casarios históricos é o distrito de São Pedro que possui 41 patrimônios históricos e culturais. O distrito é também muito conhecido pelo tradicional Festival de Sanfona e Viola de São Pedro, em que ocorrem anualmente apresentações de atrações nacionais da música sertanejos e violeiros da região.
Cristo Redentor.

A festa da cidade, que acontece em data móvel, tem início geralmente na segunda quinta-feira do mês de julho. Já o Festival de Sanfona e Viola de São Pedro tem início entre a última semana do mês de julho ou na primeira semana do mês de agosto. Durante a festa são realizados passeios ecológicos, a descida do rio Muqui do Sul de caiaque e caminhada até São Pedro, no programa "Caminhos do Campo".

Na época do carnaval, acontece um dos melhores carnavais do Espírito Santo com os desfiles dos blocos de ruas que animam os foliões.

Um dos principais pontos turísticos de Mimoso do Sul são o mirante do Cristo Redentor, a Cachoeira das Graças, o pico dos Pontões (localizado no distrito de Conceição do Muqui) e a pedra Estrela d'Alva, onde, em dias claros, se avistam as praias de Marataízes.

Principais pontos turísticos

    Monumento ao Cristo Redentor (Sede)

Obra inaugurada no governo municipal de Pedro José da Costa em 11 de julho de 1982, teve como construtor o Sr. Antônio Moreira.

    São Pedro de Itabapoana (Distrito)

Sitio histórico. Antiga sede do município. Dista 30 km da sede.

    Mina (sede)

Localizado no córrego Santa Marta no final da Rua São Sebastião.

    Pocitos (sede)

Dista 4 km seguindo a Estrada de Ferro Leopoldina para Cachoeiro de Itapemirim. Está localizado no rio Muqui do Sul.

    Cachoeira das Garças

Localizada no Rio Itabapoana. Dista à 30 km da sede na Estrada Mimoso-Apiacá.

    Corredeira do poço D’antas'

Localizado no rio Muqui do Sul na Fazenda Poço D’antas no distrito Conceição do Muqui. Dista 32 km da sede.