Vitória - ES
Vitória - ES

Capital Vitória - ES                               
Area (Km²)   46 077,519
Números de Municípios 78
População estimada em 2010 3 512 672

 

 
Itarana 1 - ES Itarana 2 - ES Itarana 3 - ES Itarana 4 - ES

Itarana - ES

Itarana - ES                        Espirito Santo - ES           
População 10 881
Itarana é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2008 pelo IBGE era de 10.746 habitantes.

História

A localidade onde hoje é o município de Itarana foi parte do município de Afonso Cláudio e após um desmembramento, pertenceu a Itaguaçu, que foi novamente desmembrado em 1963.

A colonização da terra começa na segunda metade do século XIX, quando imigrantes italianos vindos de Santa Teresa fundaram a povoação de Figueira de Santa Joana, às margens do Rio Santa Joana - onde existia uma figueira silvestre. Meneghel, Rabi, Bergamaschi , Denardi, Fiorotti,Dalleprane e outros foram nomes importantes nessa época. O povoado de Figueira de Santa Joana foi elevado à categoria de sede de distrito, em 15 de março de 1890.

O Decreto Estadual nº 33, de 21 de setembro de 1891 transferiu a a sede do município de Afonso Cláudio para essa povoação; situação que se manteve até 18 de janeiro de 1892. Com o decreto-lei nº 15177, de 31 de dezembro de 1943, a denominação do distrito foi alterada para Itarana (cujo significado é Pedra da Onça).

Em 1963, criou-se o município de Itarana, com território desmembrado do município de Itaguaçu. A instalação do município ocorreu em 18 de abril de 1964.

OBSERVAÇÃO: O significado do nome Itarana, definido acima como "Pedra da Onça" é discutível, já que o significado de "ITA" em tupi-guarani é "pedra" e "RANA", no mesmo idioma nativo, significa "semelhante; parecido com". Assim, o nome Itarana significaria "semelhante a pedra" ou "parecido com pedra" e deve fazer referência ao marco geográfico hoje denominado de "Pedra da Onça", que à primeira vista parece ser formado totalmente por rochas graníticas, mas é também formado por rochas sedimentares, hoje é um dos municípios mais pobres do estado, sua população caio de 11.240 habitantes em 2000 para 10.861 em 2010.

Igreja

A Igreja de Itarana, um dos principais cartões postais da cidade, foi construida em estilo rococó, com seu teto ovalado e muito bem adornado, suas paredes largas e seu piso em maravilhoso ladrilho hidráulico. Conta a história que a mesma fora projetada para ser uma basílica, mas por falta de recrusos financeiros, findou sendo a Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora.

Essa igreja não é apenas um marco para o cristianismo, mas também para designers e arquitetos, por ter surgido em uma cidade simples com poucos recursos, uma obra desta magnitude que encanta.

Devido a uma reforma recente, seus traços foram modificados.

A igreja foi inteiramente restaurada, vitrais coloridos com imagens de santos forao doados pela comunidade e colocados na obra da igueja, seu altar tambem foi restaurado, nele se encontra granito rosa trazido direto da itália pelos imigrantes italianos, esse granito esta entre um dos mais raros do mundo.